:

O que é o apêndice cecal?

Índice:

  1. O que é o apêndice cecal?
  2. O que é apêndice cecal não caracterizado?
  3. O que é apêndice cecal e qual sua função?
  4. Como saber que o apêndice está inflamado?
  5. O que é o ceco?
  6. O que é apêndice Cecal espessado?
  7. O que é apêndice no corpo humano?
  8. Quanto tempo pode durar uma crise de apendicite?
  9. Quais são as principais características da apendicite?
  10. Como é tratada a apendicite crônica?
  11. Qual o apêndice da cavidade?
  12. Quem são os autores da apendicite aguda?

O que é o apêndice cecal?

O apendice cecal é um pequeno órgão de 5 a 10 cm de comprimento que se localiza no canto inferior direito do abdome, e se comunica com a primeira porção do intestino grosso (ceco) em fundo cego, como uma via sem saída.

O que é apêndice cecal não caracterizado?

A apendicite é uma inflamação do apêndice cecal, um órgão até pouco tempo considerado rudimentar sem nenhuma função aparente. Fato é que nós podemos viver tranquilamente sem o apêndice cecal sem consequências aparentes.

O que é apêndice cecal e qual sua função?

O apêndice é uma bolsa com formato de tubo que fica localizado na região inferior direita da barriga. Ele recebe também outras denominações como: apêndice cecal, apêndice vermiforme e apêndice vermicular. Não é considerado essencial para o organismo, porém sua inflamação pode causar problemas à saúde.

Como saber que o apêndice está inflamado?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:

  1. Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. Náuseas ou vômitos. ...
  4. Perda de apetite. ...
  5. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. Mal estar geral. ...
  7. Prisão de ventre ou diarreia.

O que é o ceco?

O ceco ou cego é a porção inicial do intestino grosso — aquela que antecede o cólon e que recebe o conteúdo proveniente do íleo, no intestino delgado. O ceco está localizado no quadrante inferior direito do abdómen, mais especificamente na fossa ilíaca direita.

O que é apêndice Cecal espessado?

O apêndice é considerado espesso quando maior ou igual a 8 mm de diâmetro transverso (Figura 3). Habitualmente, o conteúdo no seu interior é líquido (Figura 4). Sua distensão raramente ultrapassa 15 mm a 20 mm, pois geralmente a perfuração ocorre primeiro.

O que é apêndice no corpo humano?

O apêndice é uma pequena bolsa, em forma de tubo e com cerca de 10 cm, que está ligada à primeira parte do intestino grosso, próximo do local onde o intestino delgado e grosso se ligam. Dessa forma, a sua posição geralmente é sob a região inferior direita da barriga.

Quanto tempo pode durar uma crise de apendicite?

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

Quais são as principais características da apendicite?

  • À medida que aumenta a inflamação no apêndice, num processo que varia de 12 a 18 horas, a dor tende a se mover para baixo e à direita - local chamado de ponto de McBurney. Isso significa que uma das principais características da apendicite é a dor intensa no lado direito do abdômen.

Como é tratada a apendicite crônica?

  • A grande maioria dos casos da doença é tratada como apendicite aguda, já que surge de forma repentina e é prontamente tratada para a recuperação do paciente. No entanto, há alguns casos raros de apendicite crônica, que acontecem quando o problema é recorrente e contínuo (com duração maior do que um mês).

Qual o apêndice da cavidade?

  • A abordagem à cavidade foi através de incisão de Davis. O apêndice mostrava-se endurecido, volumoso e necrosado. O exame macroscópico revelou um apêndice cecal pardo-variegado, apresentando depósitos de fibrina na serosa, medindo 8,0 cm de comprimento e 3,0 cm de diâmetro.

Quem são os autores da apendicite aguda?

  • José Fabrício Pinheiro de SousaI; Paulo Sérgio Castelo Branco de MouraI; Edgar de Brito SobrinhoII; Brenda Prazeres de CamposII; Reinaldo Silveira de OliveiraI OBJETIVO: demonstrar através de imagens ultra-sonográficas os aspectos da apendicite aguda em pacientes com dor abdominal, sobretudo na fossa ilíaca direita.