:

O que significa amônia no sangue?

Índice:

  1. O que significa amônia no sangue?
  2. Qual o efeito da amônia no organismo?
  3. O que é a hiperamonemia?
  4. O que causa a Hiperamonemia?
  5. Como tratar intoxicação por amônia?
  6. Quais são os aumentos da amônia no sangue?
  7. Qual a fonte de amônia no sangue?
  8. Por que a amônia não é eliminada?
  9. Como descobrir a quantidade de amônia?

O que significa amônia no sangue?

A hiperamonemia é definida como um transtorno metabólico, no qual é encontrado excesso de amônia na corrente sanguínea. Trata-se de uma condição que representa um grande risco ao seu portador, podendo levar à encefalopatia e morte. A amônia é uma substância resultante do catabolismo de proteínas.

Qual o efeito da amônia no organismo?

Reações tardias podem acontecer, como fibrose pulmonar, catarata e atrofia da retina. A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.

O que é a hiperamonemia?

O aumento repentino da amônia no sangue (hiperamonemia aguda) é uma emergência médica que requer tratamento imediato para baixar a amônia no sangue, a fim de evitar danos graves ao cérebro.

O que causa a Hiperamonemia?

Contexto: A hiperamonemia é caracterizada pelo elevado nível de amônia na corrente sanguínea, decorrente de falhas no catabolismo de aminoácidos ou amônia para uréia. As doenças hepáticas são as causas mais comuns de hiperamonemia em adultos.

Como tratar intoxicação por amônia?

Não há antídoto para a intoxicação por amônia. O tratamento consiste em medidas de suporte que incluem oxigenioterapia, uso de broncodilatadores e manutenção da permeabilidade das vias aéreas. Nos casos de exposição cutânea ou oftálmica o tratamento consiste em irrigação copiosa.

Quais são os aumentos da amônia no sangue?

  • Aumentos súbitos da amônia no sangue podem ocorrer após eventos desencadeantes, como sangramento gastrointestinal ou distúrbio eletrolítico. Diminuição do fluxo de sangue para o fígado, quando há dificuldade no transporte da amônia para ele.

Qual a fonte de amônia no sangue?

  • Uma grande fonte de amônia é a quebra das proteínas pelas bactérias intestinais. Uma dieta com poucas proteínas reduz a produção de amônia pelas bactérias. A hemodiálise pode ser iniciada imediatamente se os níveis de amônia no sangue estiverem críticos.

Por que a amônia não é eliminada?

  • Porém, em condições como hepatite ou problemas no fígado, a amônia não é eliminada. Altos níveis de amônia no sangue (hiperamonemia) levam à falência dos órgãos e a danos cerebrais, tornando isso uma emergência médica. O tratamento é complicado, necessitando a supervisão de um profissional da área médica.

Como descobrir a quantidade de amônia?

  • A grande quantidade de amônia é um sintoma comum de doenças hepáticas avançadas, como cirrose, síndrome de Reye e casos graves de hepatite. Se tiver alguma dessas doenças, será imprescindível reduzir os níveis da substância no corpo. Faça exames para descobrir os valores da amônia.