:

O que significa presença de hemácias na urina?

Índice:

  1. O que significa presença de hemácias na urina?
  2. O que significa leucócitos e hemácias na urina?
  3. Qual a quantidade normal de hemácias no sangue?
  4. Quais são as hemácias?
  5. Qual a causa da ausência de hemácias no corpo humano?
  6. Qual o tratamento adequado para a anemia hemolítica?

O que significa presença de hemácias na urina?

A presença de hemácias na urina é conhecida como hematúria e está normalmente associada a problema nos rins, no entanto também pode ser consequência da realização de atividade física muito intensa, apesar de isso ser raro, ou devido ao período menstrual, por exemplo.

O que significa leucócitos e hemácias na urina?

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Qual a quantidade normal de hemácias no sangue?

  • A quantidade normal de hemácias no sangue é diferente para homens e mulheres: Homem: 4,7 a 6,1 milhões de células por microlitro de sangue; Mulher: 4,2 a 5,4 milhões de células por microlitro de sangue. Os valores de referência e a forma de realizar a contagem de hemácias podem variar de acordo com o laboratório.

Quais são as hemácias?

  • As hemácias, também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio. As hemácias possuem hemoglobina, uma proteína que se liga ao oxigênio e permite que os glóbulos vermelhos distribuam o oxigênio para as células e tecidos do corpo.

Qual a causa da ausência de hemácias no corpo humano?

  • A ausência de quantidade significativa de hemácias no corpo humano pode ser um fator desencadeante para doenças como anemia, leucemia, desidratação e desnutrição. Já uma quantidade considerada acima do normal de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea designa um quadro conhecido como policitemia.

Qual o tratamento adequado para a anemia hemolítica?

  • Caso a presença de urobilinogênio seja devido à anemia hemolítica, o médico pode indicar o tratamento com remédios que regulem o sistema imunológico, como corticoides ou imunossupressores. Já no caso de problemas no fígado, o médico pode recomendar repouso e mudança na alimentação, por exemplo.