O que é ambiguidade em português?
Índice:
- O que é ambiguidade em português?
- Qual a origem da ambiguidade?
- Qual a ambiguidade da frase?
- Como é permitido o uso da ambiguidade?
- Qual o significado de ambíguo?
O que é ambiguidade em português?
A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.
Qual a origem da ambiguidade?
- A ambiguidade faz parte das figuras de linguagem, e também é conhecida como anfibologia. Derivada do termo latino “ambiguitas”, que significa “equívoco”, “incerteza”, ela é considerada um vício de linguagem, ainda mais quando dita sem a intenção de dizer. Outra origem para a palavra é “amphibolia”.
Qual a ambiguidade da frase?
- A ambiguidade é estrutural se vem da posição da palavra na frase. Exemplo: Ana foi atrás do trem correndo – quem estava correndo, o trem ou Ana? Para tirar a dúvida se escreve: Ana foi correndo atrás do trem. Há ainda algumas previsões que podem ser feitas com frases ambíguas.
Como é permitido o uso da ambiguidade?
- Apesar da interpretação dúbia que gera, seu uso é permitido em vários contextos, como por exemplo: nos poemas, na linguagem coloquial e em obras literárias que registram ou se baseiam na língua falada. Para entender porque a Ambiguidade entra na categoria dos Vícios de Linguagem, precisamos compreender o que expressa exatamente esta classificação.
Qual o significado de ambíguo?
- Veja o Significado de Ambíguo. Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical. A estrutural provoca ambiguidade por causa da posição das palavras em um enunciado, gerando uma má compreensão do seu significado.