:

O que significa flexibilização das relações de trabalho?

Índice:

  1. O que significa flexibilização das relações de trabalho?
  2. O que se entende por flexibilização?
  3. O que constitui a flexibilização do trabalho?
  4. Por que a flexibilização do trabalho é prejudicial ao trabalhador?
  5. Quais as consequências da flexibilização das relações de trabalho?
  6. O que é o processo de precarização das relações de trabalho como funciona?
  7. O que é flexibilização E a sociedade?
  8. Como podemos analisar a flexibilização do trabalho nos dias atuais?
  9. Quais os casos de flexibilização nos direitos dos trabalhadores?
  10. Como pode se dar a flexibilização das normas trabalhistas?

O que significa flexibilização das relações de trabalho?

"A flexibilização do Direito do Trabalho é o conjunto de regras que tem por objetivo instituir mecanismos tendentes a compatibilizar as mudanças de ordem econômica, tecnológica, política ou social existentes na relação entre o capital e o trabalho" (MARTINS, 2000: 25).

O que se entende por flexibilização?

Flexibilizar” pode ser entendido no sentido de atenuar, equilibrar, ponderar, de forma a evitar a extinção das empresas e o aumento do desemprego, situações que trariam consigo a degradação das condições econômicas para a sociedade como um todo.

O que constitui a flexibilização do trabalho?

Em síntese, a flexibilização de direitos trabalhistas consiste em um conjunto de mecanismos e medidas destinados a compatibilizar as mutações decorrentes dos fatores de ordem econômica, tecnológicas ou diversas ao contrato de trabalho. ... Ambiente propício a abusos de direito e violação da dignidade da pessoa humana.

Por que a flexibilização do trabalho é prejudicial ao trabalhador?

126) “A flexibilização é prejudicial aos trabalhadores por ser um modo de tratamento de prestação de serviços que oferece vantagens ao capital.” ... é assegurar melhores condições de trabalho, porém, não somente estas situa- ções, mas também condições sociais ao trabalhador.

Quais as consequências da flexibilização das relações de trabalho?

Dessa forma, a flexibilização pode ser usada como pretexto para que os empregadores diminuam os direitos trabalhistas visando apenas o lucro e o enriquecimento, desvalorizando totalmente a força de trabalho humano e colocando em risco os inúmeros direitos e garantias já conquistados pelos trabalhadores.

O que é o processo de precarização das relações de trabalho como funciona?

A precarização do trabalho é elemento central da nova dinâmica do desenvolvimento do capitalismo, criando uma nova condição de vulnerabilidade social: um processo social que modifica as condições de trabalho (assalariado e estável), anteriormente hegemônicas no período da chamada sociedade salarial ou fordista (Druck, ...

O que é flexibilização E a sociedade?

flexibilização entende-se como a implantação das políticas neoliberais, o fenômeno da globalização, o desemprego estrutural, o desenvolvimento tecnológico e o aumento da produtividade características deste que busca na realidade um conjunto de razões, tais como: as relações políticas, sociais e econômicas.

Como podemos analisar a flexibilização do trabalho nos dias atuais?

O cenário atual da flexibilização do trabalho, embora ainda seja relativamente tímido, aponta para uma realidade inevitável: vão ocorrer mudanças e o futuro do trabalho trará ainda mais força para essa tendência. Isso porque alguns dos entraves mais fortes que a seguram estão caindo.

Quais os casos de flexibilização nos direitos dos trabalhadores?

Dentre as hipóteses constitucionalmente conjecturadas de flexibilização no âmbito trabalhista, estão os incisos VI, XIII e XIV do artigo 7º que estabelecem os limites constitucionais aquiescentes da relativização dos direitos trabalhistas mediante prévias discursões que acabam por corroborar em acordos ou convenção ...

Como pode se dar a flexibilização das normas trabalhistas?

Esse tipo de flexibilização ocorre após o resultado de uma negociação coletiva entre sindicatos dos trabalhadores e grupo de empregadores ou sindicato de trabalhadores e uma ou mais empresas, ficando evidenciada, assim, a autonomia coletiva, que é expressa formalmente por meio de acordo ou convenção coletiva.