:

O que é ASCUS no colo do útero?

Índice:

  1. O que é ASCUS no colo do útero?
  2. Como é feito o tratamento de ASCUS?
  3. Quando se preocupar com o preventivo?
  4. O que significa células escamosas atípicas de significado indeterminado ASCUS?
  5. Como se contrai a bactéria Ascus?
  6. Qual a probabilidade de Ascus ser HPV?

O que é ASCUS no colo do útero?

ASCUS (células escamosas atípicas de significado incerto), que têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa. ASCH (células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau), que são mais susceptíveis de serem pré-cancerosas.

Como é feito o tratamento de ASCUS?

A nomenclatura ASCUS significa atípica de células escamosas de significado indeterminado e não é considerada uma lesão precursora do câncer de colo do útero. A conduta frente a tal alteração é tranquilizar a paciente e repetir o exame citopatologico do colo do útero em 6 meses.

Quando se preocupar com o preventivo?

O rastreamento do câncer de colo do útero deve iniciar, idealmente, no máximo três anos após a mulher ter iniciado sua vida sexual e, caso ela não faça nenhuma cirurgia ginecológica, como histerectomia por condições benignas (por exemplo, miomatose uterina), a coleta do Papanicolau pode se encerrar aos 64 anos de idade ...

O que significa células escamosas atípicas de significado indeterminado ASCUS?

Células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US) é uma categoria bastante subjetiva, que abrange alterações morfológicas, as quais, qualitativamente ou quantitativamente, são insuficientes para definir uma lesão intraepitelial escamosa.

Como se contrai a bactéria Ascus?

É uma alteração bastante comum, pode significar infecção por HPV, alguma outra infecção vaginal, alteração hormonal por menopausa, entre outros. A conduta para a maioria dos casos, se foi o primeiro exame com essa alteração, seria repetir o exame em 6 meses, e tratar alguma outra causa possível para essa alteração.

Qual a probabilidade de Ascus ser HPV?

Predominaram os casos de infecção pelo HPV (39%). Estas taxas comprovam a estreita relação de Ascus com lesões pré-neoplásicas, inclusive aquelas de alto grau.