:

Quem foi a dama da Justiça?

Índice:

  1. Quem foi a dama da Justiça?
  2. O que significa a estátua da deusa da justiça?
  3. O que é Themis?
  4. Porque a estátua da Justiça está vendada?
  5. Qual o significado da deusa da Justiça?
  6. Por que a justiça é associada à justiça?
  7. Será que a justiça não vê o que acontece?
  8. Qual a representação da Justiça?

Quem foi a dama da Justiça?

Dama da Justiça O nome é lindo: Têmis ou Thémis. É a deusa da justiça na mitologia grega. Filha de Urano e Gaia, em seu histórico, tem o título de uma das esposas de Zeus (o Rico Mansur do Olimpo). Além de esposa, era também sua mentora e ajudava a tornar suas decisões menos severas.

O que significa a estátua da deusa da justiça?

A escultura representa o poder judiciário como uma mulher com os olhos vendados e espada; os olhos vendados representam a imparcialidade da justiça e a espada representa a força, a coragem, a ordem e a regra necessárias para impor o direito.

O que é Themis?

O Themis é um sistema de informática desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ) para informatização das atividades a cargo de magistrados e servidores do Poder Judiciário.

Porque a estátua da Justiça está vendada?

A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados. A espada é um sinal de força.

Qual o significado da deusa da Justiça?

  • A imagem da deusa da justiça é repleta de símbolos. Vejamos qual o significado de cada um deles: A balança é tão importante na representação de Themis que algumas pessoas se referem a ela como "a deusa da balança". A balança é um símbolo muito antigo e não é exclusividade de gregos e romanos.

Por que a justiça é associada à justiça?

  • A Justiça é associada a figuras femininas desde a antigüidade. A deusa egípcia Maat (cujo nome deu origem à palavra “magistrado”) muitas vezes era retratada com uma espada na mão. Na Grécia, o papel cabia a Têmis, que já trazia uma balança na mão direita.

Será que a justiça não vê o que acontece?

  • Isso não significa, em tese, que a justiça não vê o que acontece, permitindo toda a sorte de injustiças. A venda simboliza a imparcialidade da justiça. Ou seja: os dois lados em conflito devem ser tratados de forma igual. A justiça não vê (ou ao menos não deveria ver) a classe social e o status daquele que julga.

Qual a representação da Justiça?

  • A representação da Justiça é um dos meios de se apontar materialmente uma ideia que é abstrata. Por isso, cada um dos elementos colocados nas imagens da deusa Justiça é importante para comunicar o que é a Justiça. A espada significa a força, ou melhor, a possibilidade que a Justiça tem de se valer da força para que a lei seja respeitada.