:

Porque Jesus comemora a Páscoa?

Índice:

  1. Porque Jesus comemora a Páscoa?
  2. O que quer dizer a Páscoa na Bíblia?
  3. Quando a Páscoa foi celebrada pela primeira vez?
  4. Como Jesus celebrou a Páscoa?
  5. Que sentido dão os judeus e cristãos para a Páscoa?
  6. O que celebramos no dia da Páscoa?
  7. Qual é o tempo da Páscoa?
  8. Qual a comemoração da Páscoa?
  9. Quando aconteceu a primeira Páscoa?
  10. Quando é comemorada a Páscoa judaica?

Porque Jesus comemora a Páscoa?

Esse feriado também é lembrado como a celebração da ressurreição de Jesus Cristo e faz parte da tradição cristã. Mas… A Páscoa já existia antes de Jesus. Pois é, povos já faziam festa e trocavam ovos (de galinha) nessa época do ano muito antes mesmo de os judeus existirem.

O que quer dizer a Páscoa na Bíblia?

O nome que a Bíblia Hebraica usa para denominar "páscoa" é pesah. Com a palavra pesah o texto bíblico quer significar duas coisas: o ritual ou celebração da primeira festa do antigo calendário bíblico (Ex 12.11,27,43,48); a vítima do sacrifício, isto é, o cordeiro pascal (Ex 12.21; Dt 16.2,5-6).

Quando a Páscoa foi celebrada pela primeira vez?

A Páscoa judaica é comemorada anualmente no dia 14 de nissan (ou nisã), pelo fato de que a primeira Páscoa comemorada pelos judeus, enquanto eram escravos no Egito, aconteceu nos dias 14 e 15 de nissan, há cerca de 3500 anos.

Como Jesus celebrou a Páscoa?

Jesus tomou os elementos da Páscoa e deu nova significação. Mateus relata: «Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças deu-lho dizendo; bebei dele todos.

Que sentido dão os judeus e cristãos para a Páscoa?

Enquanto a comemoração judaica relembra a passagem do anjo da morte durante a décima praga que possibilitou a libertação dos judeus da escravidão, a Páscoa cristã relembra o sacrifício de Cristo e sua ressurreição, isto é, sua passagem da morte para a vida.

O que celebramos no dia da Páscoa?

A Páscoa é uma data muito importante para os cristãos porque celebra o sacrifício de Jesus assim como a sua ressurreição. Como a Páscoa é a data religiosa mais importante do calendário cristão, sua chegada é aguardada com muita expectativa, e a existência da quaresma e da tradição da Semana Santa é demonstração disso.

Qual é o tempo da Páscoa?

  • É um tempo liturgico que não exige penitências, nem jejuns, nem abstinências; ficando, porém, a escolha de cada um. O Tempo Pascal é composto pelos seguintes domingos: Domingo de Pentecostes: domingo após o da Ascensão do Senhor, 50º dia depois da Páscoa. Festa da Santíssima Trindade: domingo após o de Pentecostes, 56 dias depois da Páscoa.

Qual a comemoração da Páscoa?

  • A comemoração da Páscoa, conforme posterior tradição judaica, estendeu-se por sete dias, nos quais o consumo de alimentos com fermento era e continua terminantemente proibido. Essa festa é conhecida como Festa de Pães Asmos (ou pães ázimos).

Quando aconteceu a primeira Páscoa?

  • A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito. Esses, originários de Abraão, estabeleceram-se em Canaã e, depois de um tempo de seca e falta de alimentos, mudaram-se para o Egito, local no qual acabaram sendo escravizados.

Quando é comemorada a Páscoa judaica?

  • A Páscoa judaica é comemorada anualmente no dia 14 de nissan (ou nisã), pelo fato de que a primeira Páscoa comemorada pelos judeus, enquanto eram escravos no Egito, aconteceu nos dias 14 e 15 ...