:

O que é Bethesda V?

Índice:

  1. O que é Bethesda V?
  2. O que é nódulo folicular benigno?
  3. Qual a taxa de mortalidade por carcinoma papilífero de tireoide?
  4. O que significa papilífero?
  5. Quem tem carcinoma papilífero?
  6. O que significa Bethesda categoria II?
  7. O que significa categoria 2 de Bethesda?

O que é Bethesda V?

CATEGORIA V – SUSPEITO DE MALIGNIDADE: Uma amostra é considerada suspeita de malignidade quando algumas característica de malignidade estão presentes, mas os achados não são suficientes para um diagnóstico conclusivo. O risco de malignidade para esta categoria é de 60-75%, sendo indicado portanto uma terapia cirúrgica.

O que é nódulo folicular benigno?

Adenoma Folicular Trata-se de um tumor benigno encapsulado formado por células foliculares. É o tumor de tireóide mais comum, encontrado em 4%-20% das glândulas em autópsias.

Qual a taxa de mortalidade por carcinoma papilífero de tireoide?

Estima-se uma sobrevivência global de 95% para os carcinomas papilíferos, 77% para os foliculares e 85% para os medulares (linfonodos negativos) e de 40% para aqueles que apresentam invasão ganglionar.

O que significa papilífero?

O carcinoma papilífero se desenvolve no ducto principal, a partir de papilomas mamários e seguindo esta morfologia. O quadro geralmente se inicia por lesão dentro de um ducto ou por cisto com conteúdo sólido. Enquanto a lesão permanece no interior do ducto ou dentro do cisto é considerada pré-cancerígena (in situ).

Quem tem carcinoma papilífero?

O carcinoma papilífero respondem por 80% a 86% dos casos de câncer nessa glândula. Ultrapassam os 95% quando a doença é identificada precocemente. As mulheres têm mais a doença: são três para cada homem. A faixa etária de maior risco é dos 30 aos 50 anos para elas, e dos 50 aos 75 anos para eles.

O que significa Bethesda categoria II?

de nódulos de tireoide: BI (Bethesda categoria I): material insatisfatório; BII (Bethesda categoria II): nódulo benigno: bócio coloide, nódulo hiperplásico, tireoidite linfocítica; BIII (Bethesda categoria III): atipia (ou lesão folicular) de significado indeterminado; BV (Bethesda categoria V): suspeito para ...

O que significa categoria 2 de Bethesda?

Categoria II. O termo “nódulo folicular benigno” aplica-se ao padrão benigno mais comum: um esfregaço composto adequadamente de proporções variáveis ​​de colóide e células foliculares de aspecto benigno dispostas como macrofolículos ou fragmentos de macrofolículos.