:

Qual a diferença entre banco e instituição de pagamento?

Índice:

  1. Qual a diferença entre banco e instituição de pagamento?
  2. Quem são as financeiras?
  3. Quais são as instituições de pagamento?
  4. Como funcionam as instituições financeiras brasileiras?
  5. Qual o procedimento de autorização de uma instituição de crédito?
  6. Qual a lógica das instituições de pagamentos?

Qual a diferença entre banco e instituição de pagamento?

Conforme vimos, as instituições de pagamento (IP) oferecem serviços de compra, venda e movimentação de recursos voltados para pagamentos. Já as instituições financeiras e bancárias, por sua vez, podem oferecer pagamentos, empréstimos, financiamentos e investimentos aos seus clientes.

Quem são as financeiras?

O nome correto é “sociedade de crédito, financiamento e investimento” (também conhecidas pela sigla CFI), mas elas são popularmente conhecidas como “financeiras”. São instituições privadas muito similares aos bancos, mas que têm um tamanho bem menor e algumas atividades limitadas.

Quais são as instituições de pagamento?

  • Instituições de pagamento não são instituições financeiras, portanto não podem realizar atividades privativas destas instituições, como empréstimos e financiamentos. Ainda assim, estão sujeitas à supervisão do Banco Central. Devem constituir-se como sociedade empresária limitada ou anônima. Saiba mais sobre arranjos de pagamento .

Como funcionam as instituições financeiras brasileiras?

  • Ambas instituições são supervisionados pelo Banco Central do Brasil — BACEN — que tem a função de garantir o seguimento das regras e regulações do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A segurança é tão ou maior do que a dos próprios bancos, além de toda a agilidade aos processos e transações financeiras que uma IP proporciona.

Qual o procedimento de autorização de uma instituição de crédito?

  • O procedimento de autorização de uma instituição de crédito é composto por duas fases: O pedido para a constituição de uma instituição de crédito deverá ser apresentado ao Banco de Portugal, instruído com os seguintes elementos: Exposição ilustrativa da estrutura do grupo.

Qual a lógica das instituições de pagamentos?

  • A lógica das Instituições de Pagamentos, embora muito semelhante, quebra a dos bancos tradicionais, especializados em intermediar o dinheiro de quem poupa e de quem pede empréstimo. A IP viabiliza serviços de compra e venda, movimentação de recursos e pagamentos, com custos muitos menores do que os dos bancos.