:

Qual o significado de segregação independente de genes?

Índice:

  1. Qual o significado de segregação independente de genes?
  2. O que quer dizer a segunda lei de Mendel?
  3. Quais são os arranjos dos genes ligados?
  4. Quais são os genes que provocam a morte do indivíduo?
  5. Quais são as formas alternativas do gene?
  6. Como se separam os genes de gametas?

Qual o significado de segregação independente de genes?

A lei da segregação independente de Mendel afirma que os alelos de dois (ou mais) genes diferentes são distribuídos para os gametas independentemente um do outro. Em outras palavras, o alelo que um gameta recebe para um gene não influencia o alelo recebido por outro gene.

O que quer dizer a segunda lei de Mendel?

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

Quais são os arranjos dos genes ligados?

  • Os arranjos “cis” e “trans” dos genes ligados. Considerando dois pares de genes ligados, como, por exemplo, A/a e B/b, um indivíduo duplo heterozigoto pode ter os alelos arranjados de duas maneiras nos cromossomos: Os alelos dominantes A e B se situam em um cromossomo, enquanto os alelos recessivos a e b se situam no homólogo correspondente.

Quais são os genes que provocam a morte do indivíduo?

  • Existem genes que provocam a morte do indivíduo na fase pré-natal ou pós-natal, anterior ao período de maturidade. Exemplo – Nos ratos, o gene A é letal em homozigose (AA), provocando a morte do embrião, enquanto em heterozigose (Aa) condiciona amarelo. O alelo a condiciona preto.

Quais são as formas alternativas do gene?

  • Com a mutação, o gene aparece sob duas ou mais formas alternativas designadas por alelos. Exemplo: Na coloração da pele humana, existem dois alelos, um produtor de melanina e outro com incapacidade de produzir tal substância, provocando o albinismo. 3. GENÓTIPO

Como se separam os genes de gametas?

  • Durante a formação de gametas, os genes se separam ( meiose) de forma independente (1ª Lei de Mendel); e como estamos estudando duas características ao mesmo tempo, separamos os genes da seguinte forma: Sementes amarelas e lisas: VVRR, formarão apenas gametas VR