:

Quais as principais alterações encontradas nos pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico?

Índice:

  1. Quais as principais alterações encontradas nos pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico?
  2. O que significa doença LES?
  3. O que é LES na medicina?
  4. O que causa esclerose sistêmica?
  5. Que tipos de alterações fisiopatológicas observamos no lúpus eritematoso?
  6. Quais exames alteram no lúpus?
  7. O que é lúpus é como se pega?
  8. O que causa a doença lúpus?
  9. Porque a doença lúpus tem esse nome?
  10. Como é a dor do lúpus?
  11. Qual a diferença entre a prática e a audiência criminal?
  12. Qual a finalidade da audiência?
  13. Qual a importância da audiência Trabalhista?
  14. Por que o interrogatório é realizado no início da audiência?

Quais as principais alterações encontradas nos pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico?

O LES é uma doença sistêmica que pode apresentar comprometimento oftalmológico, geralmente benigno em pacientes ambulatoriais. A síndrome do olho seco e a catarata foram as alterações oftalmológicas mais frequentemente encontradas.

O que significa doença LES?

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

O que é LES na medicina?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão.

O que causa esclerose sistêmica?

A esclerose sistêmica acontece devido a uma alteração nos tecidos conjuntivos do corpo, que são aqueles que se encontram embaixo da pele e ao redor dos órgãos internos e vasos sanguíneos. Ocorre, nesta doença, um acúmulo de tecido conjuntivo fibroso, semelhante a uma cicatriz que se forma depois que nos machucamos.

Que tipos de alterações fisiopatológicas observamos no lúpus eritematoso?

O lúpus eritematoso cutâneo subagudo é uma entidade à parte do LES, sendo caracterizado pela presença de lesões eritematosas pápulo-escamosas (tipo psoriasiformes) ou anulares (tipo placas policíclicas), localizadas principalmente em regiões de exposição solar (face, vespertílio e braços).

Quais exames alteram no lúpus?

  • Pesquisa de autoanticorpos, como: ...
  • Urinálise – Pode mostrar sangue, cilindros ou proteínas.
  • Hemograma – Anemia com diminuição das contagens de leucócitos e plaquetas (comuns)
  • Fator reumatoide – Pode ser positivo.
  • Eletroforese de proteínas – Aumento da gamaglobulina.

O que é lúpus é como se pega?

A doença lúpus não é contagiosa e por isso não pode ser transmitida de um indivíduo a outro. Ela é o resultado de uma série de processos internos no organismo de uma pessoa, que não podem ser passados para terceiros. O lúpus é mais comum em mulheres do que homens, mas pode afetar pacientes de ambos os sexos.

O que causa a doença lúpus?

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as causas do lúpus não são conhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para seu desenvolvimento.

Porque a doença lúpus tem esse nome?

Você sabia que nome Lúpus tem origem na palavra em latim "lupus", que significa lobo, porque alguns médicos achavam que a uma mancha que surge na face de algumas pessoas com Lúpus teria um aspecto parecido com a que está presente no rosto de alguns tipo de lobo?

Como é a dor do lúpus?

Tipos de Dor Crônica no Lúpus Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias). Os pacientes relatam uma diversidade de condições de dor, que também inclui sintomas como dor lombar e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).

Qual a diferença entre a prática e a audiência criminal?

  • Essa contradição, entre a prática e o que é falado, me fez ter a ideia de escrever textos voltados para essa seara, de forma a contribuir para o esclarecimento do assunto. A bola da vez é a audiência criminal, mas já faço uma ressalva, não conseguirei abordar todos os aspectos, apenas aqueles que considero mais relevantes.

Qual a finalidade da audiência?

  • Ela serve como uma audiência que tem por objetivo “instruir” o processo, ou seja, trazer ao feito mais elementos e provas que auxiliem no julgamento pelo magistrado. Eventualmente, o juiz poderá até mesmo proferir sentença (para entender o que é “sentença” e outros termos jurídicos, clique aqui) na própria audiência.

Qual a importância da audiência Trabalhista?

  • Assim, a audiência trabalhista ganha sua importância. É lá que o advogado, através da prova testemunhal, pode comprovar que um documento não é verdadeiro, que os registros da empresa não eram representantes dos horários trabalhados, e também onde as testemunhas podem comprovar o que não fica registrado, como assédios, danos e perseguições.

Por que o interrogatório é realizado no início da audiência?

  • Já no caso da Lei 11.343 /06 ( Lei de Tóxicos ), a diferença é que o interrogatório é realizado no início da audiência, seguido das oitivas das testemunhas (artigo 57 da Lei 11.343 /06): Art. 57.