:

O que é ruptura de loja?

Índice:

  1. O que é ruptura de loja?
  2. Como acabar com a ruptura de estoque?
  3. Quais são os problemas que a ruptura de estoque pode causar na empresa?
  4. Como medir a ruptura de estoque?
  5. Qual o conceito de ruptura?
  6. Qual a causa da ruptura em supermercados?
  7. Qual a dimensão da ruptura de estoque de sua loja?
  8. Quando ocorre a ruptura de estoque?

O que é ruptura de loja?

A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.

Como acabar com a ruptura de estoque?

Listamos a seguir os 3 principais causadores:

  1. Negociações longas entre fornecedor e varejista.
  2. Reposição de estoque ineficiente.
  3. Mudança de hábito dos consumidores e mudança de perspectiva de venda do varejista.
  4. Conhecer o consumidor.
  5. Controle de estoque por dados.
  6. Reposição de estoque eficiente.

Quais são os problemas que a ruptura de estoque pode causar na empresa?

Além do prejuízo financeiro gerado pela perda de vendas, a ruptura de estoque pode causar danos à imagem da empresa — principalmente se for algo recorrente. Ainda existe o custo de perder um cliente e perder em competitividade no mercado — algo que não é tão simples de mensurar, mas que afeta seriamente o negócio.

Como medir a ruptura de estoque?

O cálculo pode ser feito da seguinte maneira: Itens sem estoque / Total de produtos da loja) x 100 e o resultado será um porcentual que indica a ruptura de estoque em relação ao total de produtos.

Qual o conceito de ruptura?

  • O conceito de ruptura possui vários nomes, como por exemplo, ruptura de estoque, ruptura no varejo, quebra de estoque entre outros. Mas todos esses nomes significam a mesma coisa: clientes que não encontram os produtos que desejam e varejistas que perdem vendas por isso.

Qual a causa da ruptura em supermercados?

  • A ruptura em supermercados pode ter várias causas, que estão presentes em todas as etapas da cadeia produtiva. Na “melhor das possibilidades”, a falta de um produto pode ser causada pelo grande volume de vendas. Isso acontece muito em promoções especiais quando as vendas sobem ou por um produto ser imensamente popular.

Qual a dimensão da ruptura de estoque de sua loja?

  • Para se ter a dimensão do tamanho do prejuízo que a ruptura de estoque traz para a sua loja, veja só esses números: Diminui as vendas de sua loja em de 5% a 10%. 70% da decisão de compra é tomada em frente à gôndola. 32% dos clientes que não acham o produto que buscam vão para outra loja (Muito provavelmente seu concorrente).

Quando ocorre a ruptura de estoque?

  • Ruptura de estoque é quando o shopper deseja comprar um produto, mas não o encontra nas prateleiras da loja. Isso resulta em cliente insatisfeito e venda perdida. Todos somos compradores, então pense um pouco. Se todo mês ao buscar um produto você não o encontra, o caminho natural é trocar de marca ou de loja.