O que são rimas perfeitas?
Índice:
- O que são rimas perfeitas?
- O que significa rimas imperfeitas?
- Quais são as rimas internas e externas?
- Qual a definição da rima?
- Quais são as rimas mais comuns?
- Como ocorre a rima cruzada?
O que são rimas perfeitas?
Ocorrem as rimas imperfeitas quando existe uma identidade apenas entre as vogais finais das palavras, não sendo necessário haver afinidade entre os sons finais. Este tipo de rima ocorre também quando a sonoridade é parecida, porém as grafias das palavras são diferentes.
O que significa rimas imperfeitas?
Esse tipo de rima caracteriza-se por uma identidade absoluta entre os sons. Note que falamos em identidade de sons, e não de letras.
Quais são as rimas internas e externas?
- Nesse sentido, rimas podem ser internas ou externas. As externas são as mais conhecidas; ocorrem sempre no final dos versos. Vejamos um exemplo: importância nenhuma. de uma rosa de espuma !”. As rimas internas (também chamadas rimas coroadas), por outro lado, são bem mais esquecidas no momento da escrita poética.
Qual a definição da rima?
- A definição da rima pode ser de acordo com sua qualidade (rica ou pobre) e de acordo com sua estrutura (alternada/intercalada, interpolar e emparelhada. Uma rima difícil de ser construída. É composta de classes gramaticais distintas.
Quais são as rimas mais comuns?
- São rimas mais comuns, são fáceis de serem construídas. É composta de classe gramaticais iguais. Por exemplo: paixão com solidão. Rimas emparelhadas, são as rima que são feitas de duas a duas. Rimas alternadas, são quando de um lado, rimam os ímpares (o 1° com 3°, etc); de outros versos pares.
Como ocorre a rima cruzada?
- Também chamada de rima cruzada, ocorre entre versos pares e ímpares, donde o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo verso rima com o quarto. Exemplo: “Essa mulher que se arremessa, fria (A) E lúbrica aos meus braços, e nos seios (B) Me arrebata e me beija e balbucia (A) Versos, votos de amor e nomes feios.” (B)