:

Qual o significado da palavra recíproca no dicionário?

Índice:

  1. Qual o significado da palavra recíproca no dicionário?
  2. Qual o plural de recíproco?
  3. Como se fala recíproco?
  4. Quais os sinônimos de recíproco?
  5. Qual a origem da palavra “recíproco”?
  6. Como é utilizado o termo recíproco?
  7. Qual o significado de acordo recíproco?

Qual o significado da palavra recíproca no dicionário?

substantivo feminino Condição do que é mútuo, do que se realiza ao mesmo tempo que outra coisa; reciprocidade: ele a ama, mas a recíproca nunca foi verdadeira.

Qual o plural de recíproco?

Recíprocos é o plural de recíproco.

Como se fala recíproco?

Recíproco é uma palavra da língua portuguesa que costuma causar estranhamento quanto sua pronúncia. Muitos, ao tentar pronunciar a palavra recíproco acabam dizendo algo como “recípocro” ou “recíprocro”. O problema na pronúncia é bastante comum e não deve ser zombado, mas corrigido.

Quais os sinônimos de recíproco?

  • Sinônimos de recíproco 1 Mútuo 2 Correspondente 3 Bilateral 4 Correspondido 5 Mutual 6 Retribuído More ...

Qual a origem da palavra “recíproco”?

  • Geralmente, a palavra “recíproco” é muito utilizada ao expressar sentimentos. Recíproco tem suas raízes em reciprocidade que parte do princípio da boa convivência, semelhança, concordância. Recíproco também é muitas vezes utilizado para dar ênfase à palavra “verdadeiro”.

Como é utilizado o termo recíproco?

  • Recíproco também é muitas vezes utilizado para dar ênfase à palavra “verdadeiro”. Uma confirmação de que ambas as partes pensam iguais, sentem iguais e concordam entre si. Mas a palavra “recíproco” também pode ser utilizada, geralmente em sua forma feminina, relacionando coisas que não sejam sentimentos e nem pessoas. Vamos analisar um exemplo?

Qual o significado de acordo recíproco?

  • Um acordo recíproco tem o mesmo significado de bilateral, ou seja, é um acordo comum entre as duas partes envolvidas. Neste caso, recíproco é sinônimo de mútuo e envolve as mesmas obrigações para as duas partes que compõem o acordo. Alguns sinônimos de recíproco são: mútuo, correspondente, bilateral, correspondido, mutual e retribuído.