O que significa presença de cristais amorfos na urina?
Índice:
- O que significa presença de cristais amorfos na urina?
- Como tratar oxalato de cálcio na urina?
- O que causa cristais de oxalato de cálcio na urina?
- Qual a razão primária para identificar os cristais urinários?
- Como ocorre a formação de cristais em infecções urinárias?
- Por que a concentração de cristais é preocupante?
- Quais são os cristais?
O que significa presença de cristais amorfos na urina?
Os uratos amorfos correspondem a um tipo de cristal que pode ser identificado no exame de urina e que pode surgir devido ao resfriamento da amostra ou devido ao pH ácido da urina, sendo muitas vezes possível observar no exame a presença de outros cristais, como cristal de ácido úrico e de oxalato de cálcio.
Como tratar oxalato de cálcio na urina?
Tratamento de cristais de oxalato de cálcio na urina
- Ingestão de líquidos de no mínimo 2,5 litros ao dia. ...
- Não restringir da dieta alimentos ricos em cálcio, como leites, queijos e iogurtes. ...
- Aumentar o consumo de hortaliças e frutas, pois a baixa ingestão de potássio é fator de risco para litíase renal;
O que causa cristais de oxalato de cálcio na urina?
Alterações na alimentação do dia a dia podem favorecer a formação de cristais de oxalato de cálcio, principalmente quando há alimentação rica em cálcio, oxalato, como ao ingerir tomate, espinafre, ruibarbo, alho, laranja e aspargo, e usar altas doses de vitamina C, em quantidades diárias acima do recomendado, além da ...
Qual a razão primária para identificar os cristais urinários?
- A razão primária para a identificação dos cristais urinários é para detectar a presença de alguns tipos de cristais anormais que podem corresponder a doenças como hepatopatias, erros inatos do metabolismo ou um dano renal causado por cristalização de componentes iatrogênicos dentro dos túbulos.
Como ocorre a formação de cristais em infecções urinárias?
- Infecções urinárias: A presença de microrganismos no sistema urinário pode levar à formação de cristais devido à alteração no pH, o que pode favorecer a precipitação de alguns compostos, como o cristal de fosfato triplo, por exemplo, que pode ser encontrado em infecções geniturinárias;
Por que a concentração de cristais é preocupante?
- Isso pode ser desencadeado por motivos diversos, que vão desde hábitos alimentares, até baixa ingestão de água. No entanto, a situação torna-se preocupante quando a concentração de cristais é maior do que o aceitável. Normalmente, esse fenômeno pode ser o indicativo de alguma doença.
Quais são os cristais?
- Os cristais correspondem à precipitação de substâncias que podem estar presentes no organismo, como medicamentos e compostos orgânicos, como fosfato, cálcio e magnésio, por exemplo.