O que significa cristais de ácido úrico no exame de urina?
Índice:
- O que significa cristais de ácido úrico no exame de urina?
- Qual a razão primária para identificar os cristais urinários?
- Como ocorre a formação de cristais em infecções urinárias?
- Quando a pessoa tem infecção urinária?
- Por que a concentração de cristais é preocupante?
O que significa cristais de ácido úrico no exame de urina?
Cristal de ácido úrico, que normalmente é encontrado em urinas de pH ácido e é normalmente relacionada à dieta hiperproteica, já que o ácido úrico é um subproduto da degradação das proteínas. Assim, dietas ricas em proteínas levam ao acúmulo e precipitação de ácido úrico.
Qual a razão primária para identificar os cristais urinários?
- A razão primária para a identificação dos cristais urinários é para detectar a presença de alguns tipos de cristais anormais que podem corresponder a doenças como hepatopatias, erros inatos do metabolismo ou um dano renal causado por cristalização de componentes iatrogênicos dentro dos túbulos.
Como ocorre a formação de cristais em infecções urinárias?
- Infecções urinárias: A presença de microrganismos no sistema urinário pode levar à formação de cristais devido à alteração no pH, o que pode favorecer a precipitação de alguns compostos, como o cristal de fosfato triplo, por exemplo, que pode ser encontrado em infecções geniturinárias;
Quando a pessoa tem infecção urinária?
- Quando uma pessoa possui infecção urinária, há a presença de certas bactérias ou demais microrganismos no aparelho urinário. Consequentemente, há a alteração do pH da região. Esse ambiente será propício à precipitação de certos compostos. 2. Pedra nos rins Cálculo renal é o nome que se dá ao quadro que é popularmente conhecido como pedra nos rins.
Por que a concentração de cristais é preocupante?
- Isso pode ser desencadeado por motivos diversos, que vão desde hábitos alimentares, até baixa ingestão de água. No entanto, a situação torna-se preocupante quando a concentração de cristais é maior do que o aceitável. Normalmente, esse fenômeno pode ser o indicativo de alguma doença.