Como saber a posição da placenta?
Índice:
- Como saber a posição da placenta?
- Qual o grau de amadurecimento da placenta para o parto?
- Qual a origem da placenta de grau 3?
- Qual o grau de gestação da placenta?
- Qual o grau de maturidade da placenta?
- Qual o grau da placenta heterogênea?
Como saber a posição da placenta?
Para saber o local onde se encontra a placenta é necessário fazer uma ecografia, que é realizada pelo ginecologista-obstetra e que faz parte das consultas de pré-natal.
Qual o grau de amadurecimento da placenta para o parto?
Ocorre que como o grau de maturação placentária avança conforme a idade gestacional aumenta, em idades gestacionais mais avançadas a placenta está geralmente mais amadurecida. Assim, próximo ao parto geralmente temos uma placenta grau II ou III.
Qual a origem da placenta de grau 3?
- A placenta de grau 3 já apresenta calcificação da placa basal à coriônica. Em alguns casos, pode-se detetar uma maturação precoce da placenta. Ainda não se sabe ao certo o que pode estar na sua origem, mas sabe-se que é mais frequente em mulheres muito novas, mulheres que estão a ter a primeira gravidez e grávidas que fumam durante o parto.
Qual o grau de gestação da placenta?
- No Grau II a placenta apresenta calcificação mais acentuada, especialmente na região em contato com o útero. Somente cerca de 30% das gestações a placenta chega em Grau 3, o que ocorre geralmente após a 35ª semana de gestação.
Qual o grau de maturidade da placenta?
- Esse grau é considerado o máximo de maturidade da placenta, onde a calcificação se encontra acentuada e difundida. Apesar disso, a placenta pode realizar sua função até o término da gestação, não sendo necessário antecipar o parto. Porém, se a gravidez atinge Grau 3 antes de 34 semanas, o bebê pode se desenvolver em um ritmo inferior.
Qual o grau da placenta heterogênea?
- Grau I – placenta heterogênea, apresenta pontos brancos (ecogênicos) dispersos pela placenta. Grau II – placenta heterogênea, apresenta agrupamentos de calcificações que formam imagens que parecem uma vírgula Grau III – placenta heterogênea, apresentando calcificações circulares que contornam os cotilédones placentários