:

O que é planejamento familiar e reprodutivo?

Índice:

  1. O que é planejamento familiar e reprodutivo?
  2. Como é feito o planejamento familiar?
  3. O que significa planejamento reprodutivo?
  4. O que você entende por planejamento familiar?
  5. O que você entende por planejamento familiar Qual é a relação do planejamento familiar com o uso de contraceptivos?
  6. Quais são as consequências do planejamento familiar?
  7. Qual a importância de se fazer o planejamento familiar?
  8. Qual a razão para fazer um planejamento familiar?
  9. Qual a importância do planejamento reprodutivo?
  10. Como funciona o planejamento familiar do SUS?

O que é planejamento familiar e reprodutivo?

O planejamento reprodutivo chamado também de planejamento familiar, garantido ao usuário do SUS através Lei 9.263/1996, cuida dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de homens e mulheres adultos, jovens e adolescentes com vida sexual com ou sem parceiros fixos, ofertando métodos contraceptivos eficientes e ...

Como é feito o planejamento familiar?

Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada.

O que significa planejamento reprodutivo?

O planejamento reprodutivo nos remete aos direitos reprodutivos. Todas as pessoas devem ter direito a fazer sua escolha reprodutiva e de ter acesso a informações qualificadas e seguras, além de ter acesso aos meios e métodos para ter seus objetivos atingidos.

O que você entende por planejamento familiar?

De acordo com o Ministério da Saúde, planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos.

O que você entende por planejamento familiar Qual é a relação do planejamento familiar com o uso de contraceptivos?

O planejamento familiar permite que as pessoas atinjam o seu número desejado de filhos e determinem o espaço de tempo entre as gestações. Ee é alcançado através do uso de métodos contraceptivos e do tratamento da infertilidade (esta ficha técnica foca na contracepção).

Quais são as consequências do planejamento familiar?

No caso do planejamento familiar, os problemas de saúde pública em questão são o controle da natalidade, a redução do aborto, a saúde da mulher, a redução da pobreza etc.

Qual a importância de se fazer o planejamento familiar?

O planejamento familiar funciona através do controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Essas ações tem como objetivo garantir o bem estar da criança e do casal, pois dessa forma é possível escolher qual o melhor momento para a chegada dos filhos e o crescimento da estrutura familiar.

Qual a razão para fazer um planejamento familiar?

Conheça as principais vantagens do planejamento familiar: – Segurança; – Estabilidade financeira; – Reestruturação familiar em casos de falecimento, doença ou invalidez na família; – Realização de sonhos.

Qual a importância do planejamento reprodutivo?

Se a mulher quer engravidar, as ações são relacionadas ao planejamento, os exames de rotina e a indicação de algumas práticas que auxiliam a concepção. Diante de dificuldades, atua na busca das causas e dos tratamentos possíveis (para mulheres e homens) para viabilizar a gravidez.

Como funciona o planejamento familiar do SUS?

A Política Nacional de Planejamento Familiar criada pelo governo federal, em 2007, prevê a distribuição gratuita de preservativos – que no Distrito Federal estão disponíveis em todas as unidades básicas da rede pública de saúde – e a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na Farmácia Popular.