:

Como nomear enzimas?

Índice:

  1. Como nomear enzimas?
  2. Qual a especificidade de uma enzima?
  3. Como a atividade enzimática é regulada?
  4. Quais fatores influenciam a atividade enzimática?
  5. Quais são as reações enzimáticas presentes nesse alimento?

Como nomear enzimas?

Nomenclatura das enzimas

  1. Nome clássico ou recomendado: nomeia, geralmente, acrescentando a terminação -ase ao nome do substrato sobre o qual atua a enzima. ...
  2. Nome usual: utiliza nomes consagrados pelo uso, como tripsina e pepsina.

Qual a especificidade de uma enzima?

  • Em muitos casos, cada enzima atua sobre um determinado substrato. As enzimas apresentam especificidades de ação absoluta ou relativa. Como referenciar: especificidade enzimática in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-02-06 00:11:20].

Como a atividade enzimática é regulada?

  • Atividade das enzimas também podem ser regulada por modificações covalentes, tais como a adição de grupos fosfato a resíduos de serina, treonina ou tirosina. A fosforilação é um mecanismo muito comum na regulação da atividade enzimática, a adição de grupos fosfato estimula ou inibe as atividades de muitas enzimas.

Quais fatores influenciam a atividade enzimática?

  • Alguns fatores influenciam na atividade catalítica das enzimas, tais como: concentração enzimática, concentração do substrato, Potencial Hidrogeniônico (pH) e temperatura.

Quais são as reações enzimáticas presentes nesse alimento?

  • As reações enzimáticas são muito importantes em alimentos e ocorrem não só no alimento in natura, mas também durante o seu processamento e armazenamento. O aroma da cebola, por exemplo, deve-se à ação da alinase , enzima que age sobre os compostos que contêm enxofre presentes nesse alimento.