:

Qual o significado da palavra Subsidente?

Índice:

  1. Qual o significado da palavra Subsidente?
  2. O que é subsidência do solo?
  3. O que são as Subsidências de um terreno e como se originam?
  4. O que é movimento Subsidente?
  5. O que é um afundamento de terra?
  6. Quais as consequências que a subsidência pode causar?
  7. O que são as Subsidências de um terreno e como se originam Comente sobre os seus principais impactos ou efeitos em um ambiente urbano e rural?
  8. O que é um movimento convergente?
  9. Como se chama os movimentos das placas Tectonicas?
  10. Qual a causa mais comum de subsidência?
  11. Quais são os exemplos de subsidência de água no solo?
  12. Quais os tipos de subsidência na superfície terrestre?
  13. Como ocorre a subsidência de uma região?

Qual o significado da palavra Subsidente?

Em geologia, geografia e topografia subsidência refere-se ao movimento de uma superfície (geralmente a superfície da Terra) à medida que ela se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.

O que é subsidência do solo?

A subsidência é um fenômeno de rebaixamento da superfície do terreno devido às alterações ocorridas no suporte subterrâneo. O fenômeno ocorre em diversos lugares do mundo devido à extração de água, petróleo e gás do subsolo.

O que são as Subsidências de um terreno e como se originam?

A subsidência é um evento geológico exógeno, comum em áreas de relevo cárstico. Subsidências corresponde ao abaixamento do terreno devido à ruptura do teto de cavidades subterrâneas ocasionado, muitas vezes, pelo peso exercido em superfície ou pela dissolução das rochas pela água (SILVA, 2008).

O que é movimento Subsidente?

Movimento de ar subsidente (ou subsidência do ar) significa um fluxo de ar de cima para baixo. A subsidência traz para a superfície o ar seco dos níveis mais elevados da atmosfera. ... Quando a alta pressão é forte, este movimento de ar de cima para baixo é mais intenso.

O que é um afundamento de terra?

O processo de subsidência corresponde ao movimento, relativamente lento, de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente, vertical descendente. O colapso apresenta a mesma definição, porém apresenta-se como um movimento brusco do terreno (Infanti Jr & Fornasari Filho 1998).

Quais as consequências que a subsidência pode causar?

Os colapsos de terrenos são considerados os principais causadores de acidentes sérios em regiões cársticas, ocasionando mortes até pelo desaparecimento súbito de pessoas tragadas pelo afundamento. Porém, a subsidência também causa prejuízos econômicos e mortes pelo desmoronamento total ou parcial de construções.

O que são as Subsidências de um terreno e como se originam Comente sobre os seus principais impactos ou efeitos em um ambiente urbano e rural?

O processo de subsidência corresponde ao movimento, relativamente lento, de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente, vertical descendente. O colapso apresenta a mesma definição, porém apresenta-se como um movimento brusco do terreno (Infanti Jr & Fornasari Filho 1998).

O que é um movimento convergente?

No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras.

Como se chama os movimentos das placas Tectonicas?

Os movimentos divergentes, como o próprio nome sugere, representam as áreas de afastamento entre duas placas tectônicas e a consequente formação de fraturas nessas localidades, onde também o magma solidifica-se e renova a composição dessa crosta.

Qual a causa mais comum de subsidência?

  • Subsidência em meteorologia. A causa mais comum de subsidência na atmosfera terrestre são as baixas temperaturas: à medida que o ar arrefece, torna-se mais denso e move-se em direcção ao solo, do mesmo modo que o ar quente é menos denso e portanto sobe. A subsidência geralmente ...

Quais são os exemplos de subsidência de água no solo?

  • Exemplos de subsidência por diminuição da quantidade de água no solo são a subsidência de grande parte da Cidade do México e de zonas situadas à superfície sobre o Aquífero de Ogallala, nos Estados Unidos .

Quais os tipos de subsidência na superfície terrestre?

  • Tipos de subsidência na superfície terrestre. Ocorre comumente em cavidades feitas pelo Homem, como túneis, poços e pedreiras subterrâneas. Também é frequente em terrenos de karst, em que a dissolução do calcário causada pelo fluxo de água subterrânea leva à formação de grutas.

Como ocorre a subsidência de uma região?

  • A subsidência de uma região muda a energia do sistema erosivo diminuindo a competênciafluvial e aumentando a taxa de material depositado com relação ao transportado pelo sistema. A evolução do processo subsidente tende a formar bacias geológicascomo áreas inundadas (lagos e mares interiores, por exemplo) com acumulação de sedimentos.