:

O que significa a palavra demos na Grécia Antiga?

Índice:

  1. O que significa a palavra demos na Grécia Antiga?
  2. Qual a diferença entre genos e demos?
  3. Qual o correto damos ou demos?
  4. O que é a democracia grega?
  5. O que são os tempos homéricos?

O que significa a palavra demos na Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. Os demos já existiam, como meras subdivisões de terra nas áreas rurais, desde o século VI a.C., e mesmo antes, porém só adquiriram um significado mais importante depois das reformas de Clístenes, em 508 a.C..

Qual a diferença entre genos e demos?

Resposta:Genos= Genos era um tipo de organização social da Grécia antiga. Demos= Era uma subdivisão da Atica, região da Grécia em torno de Atenas.

Qual o correto damos ou demos?

As duas formas são corretas. Segundo o Acordo Ortográfico, assinala-se facultativamente, com acento circunflexo a primeira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar: dêmos ou demos.

O que é a democracia grega?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.

O que são os tempos homéricos?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga. ... Cada pólis representava um Estado independente e por isso elas são chamadas de cidades-estado.