:

Por que às vezes Dosamos várias enzimas para conseguir avaliar uma patologia?

Índice:

  1. Por que às vezes Dosamos várias enzimas para conseguir avaliar uma patologia?
  2. Como ocorre a reação enzimática?
  3. Qual a especificidade de uma enzima?
  4. Como a atividade enzimática é regulada?
  5. Quais fatores influenciam a atividade enzimática?
  6. Como calcular a atividade enzimática?

Por que às vezes Dosamos várias enzimas para conseguir avaliar uma patologia?

Em alguns processos patológicos, as determinações enzimáticas contribuem significativamente para estabelecer a causa, localização e grau de extensão da lesão, para fazer o controle do tratamento e ainda para determinar a cura.

Como ocorre a reação enzimática?

A parte da enzima em que o substrato se conecta é chamado de sítio de ativação (uma vez que é aí onde ocorre a "ação" catalítica). O substrato entra no sítio de ativação da enzima, formando o complexo enzima-substrato. A reação então ocorre, convertendo o substrato em produtos e formando um complexo produtos e enzima.

Qual a especificidade de uma enzima?

  • Em muitos casos, cada enzima atua sobre um determinado substrato. As enzimas apresentam especificidades de ação absoluta ou relativa. Como referenciar: especificidade enzimática in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-02-06 00:11:20].

Como a atividade enzimática é regulada?

  • Atividade das enzimas também podem ser regulada por modificações covalentes, tais como a adição de grupos fosfato a resíduos de serina, treonina ou tirosina. A fosforilação é um mecanismo muito comum na regulação da atividade enzimática, a adição de grupos fosfato estimula ou inibe as atividades de muitas enzimas.

Quais fatores influenciam a atividade enzimática?

  • Alguns fatores influenciam na atividade catalítica das enzimas, tais como: concentração enzimática, concentração do substrato, Potencial Hidrogeniônico (pH) e temperatura.

Como calcular a atividade enzimática?

  • Isso dependerá se a reação medida é oxidação ou redução. Por correspondência entre a densidade óptica e as moles de NADH e NADPH, conforme o caso, a atividade enzimática pode ser calculada dividindo-se as moles da coenzima pelo tempo decorrido em segundos.