:

Como ocorre a compactação do material genético?

Índice:

  1. Como ocorre a compactação do material genético?
  2. Por que a compactação do material genético é importante?
  3. Quais as etapas de compactação do DNA?
  4. Como acontece a compactação da cromatina?
  5. Como são formados os nucleossomos?
  6. Como ocorre a formação da cromatina?
  7. Qual a importância das estruturas que compõem a cromatina?
  8. Quais alterações podem ocorrer na estrutura da cromatina?
  9. Como se dá a replicação em eucariotos Descreva sucintamente o processo?

Como ocorre a compactação do material genético?

Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA dupla hélice enrolada nas histonas, o nucleossomo. Esta fibra torna a enrolar-se em um segundo nível de compactação, conhecido como solenóide. As células mantém, na maior parte do tempo, o DNA compactado nas alças dos selenóides ligadas ao esqueleto cromossômico.

Por que a compactação do material genético é importante?

Resposta: Pelos graus de compactação do DNA, é possível que em um pequeno cromossomo metafásico, abrigue uma longa cadeia de DNA. Através da ação das histona, o processo de compactação da cromatina pode levar à uma redução de 8.000 a 10.000 vezes do tamanho original da molécula de DNA.

Quais as etapas de compactação do DNA?

Figura 7: Esquema geral mostrando os diferentes níveis de compactação da cromatina, desde a molécula de DNA (A), passando pelo nível dos nucleossomos (B), do solenóide (C) até o nível das alças (D). O nível superior (E - F) corresponde a um cromossomo metafásico altamente condensado em uma célula em divisão.

Como acontece a compactação da cromatina?

O complexo formado pelas duas classes de proteínas com a DNA nuclear é denominado cromatina. As histonas são responsáveis pelo primeiro grau de compactação à cromatina, o nucleossomo.

Como são formados os nucleossomos?

Cada nucleossomo é composto por um núcleo de oito proteínas histô- nicas com DNA enrolado em torno desse núcleo. O DNA entre cada nucleos- somo (imagem de "cordão" do "colar de contas" na Fig. 8-17b) é chamado DNA de ligação. O DNA organizado em nucleossomos é compactado apro- ximadamente seis vezes.

Como ocorre a formação da cromatina?

A formação da cromatina geralmente ocorre por um processo chamado metilação, no qual grupos de átomos chamados grupos metil são adicionados ao DNA. Esta não é a única modificação do DNA que pode estimular a formação da cromatina, mas é uma das mais comuns.

Qual a importância das estruturas que compõem a cromatina?

A transcrição e replicação do DNA são processos regulados pela estrutura da cromatina. ... Esta porção do DNA realiza a transcrição do código genético principalmente através da acetilação das histonas (a ligação de radicais acetil às proteínas histonas), deixando assim o DNA “livre” para ser transcrito.

Quais alterações podem ocorrer na estrutura da cromatina?

As principais proteínas da cromatina são as histonas, que ajudam a embalar o DNA em uma forma compacta que se encaixa no núcleo da célula. Alterações na estrutura da cromatina estão associadas à replicação do DNA e à expressão gênica.

Como se dá a replicação em eucariotos Descreva sucintamente o processo?

A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase. O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas.