O que significa draconiano?
Índice:
- O que significa draconiano?
- O que era a lei do ostracismo quem a criou?
- O que previa a lei do ostracismo e qual sua contribuição para a democracia?
- Quais foram as reformas atribuídas a Drácon?
- Quais foram as reformas de Drácon?
O que significa draconiano?
1. Relativo às severas leis do ateniense Drácon. 2. [Por extensão] Excessivamente severo.
O que era a lei do ostracismo quem a criou?
Na sua concepção original, na altura de Clístenes na Grécia Antiga, o ostracismo representava o desterro de um determinado cidadão. A lei foi instituída em Atenas como uma medida para evitar a formação de uma nova tirania.
O que previa a lei do ostracismo e qual sua contribuição para a democracia?
Aquele que tivesse seu nome citado mais de seis mil vezes, era condenado ao ostracismo. ... Dessa forma, o ostracismo não tinha o objetivo de banir os setores de oposição política de um governo, mas de evitar algum tipo de ação golpista que viesse a findar com a democracia e, talvez, restabelecer as tiranias.
Quais foram as reformas atribuídas a Drácon?
Em âmbito econômico, incentivou a exploração das minas localizadas na região de Laurion, organizou um sistema de pesos e medidas e proibiu a exportação de cereais. Para dinamizar as atividades comerciais, criou um padrão monetário fixo para a cidade e permitiu a entrada de artesãos estrangeiros nesse mesmo ambiente.
Quais foram as reformas de Drácon?
As reformas de Drácon, contudo, não diminuíram as tensões em Atenas, na medida em que estas eram de cunho econômico e político, e não jurídico. Drácon nada fez para aliviar a escravidão por dívidas e a exploração dos trabalhadores e pequenos lavradores (os “sem berço”) pela classe privilegiada dos eupátridas.