Como funciona a regra da congruência na decisão judicial?
Índice:
- Como funciona a regra da congruência na decisão judicial?
- É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida?
- Quando o juiz julga diferente do pedido?
- Quais são os defeitos específicos das sentenças ligados à congruência?
- Qual princípio está inserido no art 460 do Código de Processo Civil?
- O que é o princípio da demanda?
- Qual a atitude do magistrado no caso das partes praticarem atos simulados?
- Quando um juiz proferir uma sentença infra petita qual o recurso cabível?
- Quando a sentença e extra petita?
- Quais as exceções do princípio da congruência?
- Qual a origem da palavra congruência?
- Qual o afastamento do princípio da congruência?
- Qual o princípio da congruência no Processo Civil?
Como funciona a regra da congruência na decisão judicial?
O princípio da congruência trata de uma proibição ao magistrado. Não poderá o juiz conceder nada a mais (ultra petita) ou diferente do que foi pedido (extra petita). ... Existem exceções, previstas em Lei, ao princípio da congruência. 1) Pedidos implícitos: o magistrado poderá conceder o que não foi demando pelo autor.
É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida?
O juiz resolverá o mérito acolhendo ou rejeitando, no todo ou em parte, os pedidos formulados pelas partes. ... É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.
Quando o juiz julga diferente do pedido?
Já a sentença extra petita pode ser definida como a sentença que julga algo diferente daquilo que foi pedido, analisando questão diversa da que foi pleiteada, sendo estranha, inclusive à causa de pedir (vício de qualidade).
Quais são os defeitos específicos das sentenças ligados à congruência?
Na sentença, o juiz deve conceder exatamente o requerido pelo autor, nem mais, nem menos, nem fora do que foi pedido. ... Este é o fenômeno chamado princípio da congruência, que se encontra no art. 460 do CPC.
Qual princípio está inserido no art 460 do Código de Processo Civil?
PRINCÍPIO DA CORRELAÇÃO - ART. 460 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL em Jurisprudência.
O que é o princípio da demanda?
- Principio da Demanda: Também conhecido como Princípio da vinculação do juiz ao pedido, Princípio da imutabilidade do libelo, adstrição do juiz ao pedido. Isso porque, De acordo com referido princípio, o Juiz está vinculado ao pedido formulado nos autos do processo.
Qual a atitude do magistrado no caso das partes praticarem atos simulados?
Constatando a simulação, cabe ao juiz proferir decisão extinguindo o processo. Nos casos em que o juiz verificar que houve ato simulado, poderá, de ofício, aplicar as penalidades da litigância de má-fé, estabelecidas no art. 81 do novo CPC.
Quando um juiz proferir uma sentença infra petita qual o recurso cabível?
Da prolação de uma sentença ultra petita, a regra geral aduz que caberá o recurso de apelação (art. 513 do CPC), buscando-se a anulação do capítulo de sentença que excede o limite fixado pelo autor.
Quando a sentença e extra petita?
É a decisão que concede algo diferente do que foi pedido pelo autor. Portanto, quando a sentença não respeita a certeza do pedido gera vício que a torna nula, sendo extra petita sempre que conceder ao autor algo estranho à certeza do pedido.
Quais as exceções do princípio da congruência?
- Existem exceções, previstas em Lei, ao princípio da congruência. 1) Pedidos implícitos: o magistrado poderá conceder o que não foi demando pelo autor. 2) Fungibilidade: o magistrado poderá conceder tutela diferente da requerida nas ações possessórias e cautelares.
Qual a origem da palavra congruência?
- Congruência é uma palavra que tem origem do Latim, congruentia. De tal maneira, seu significado remete a algo que é semelhante, que causa harmonia e que cria identidade. Também pode ser compreendida como uma equivalência de características, com uma essência correspondente ou que se baseia em uma conformidade.
Qual o afastamento do princípio da congruência?
- 4) O Supremo Tribunal Federal também admite o afastamento do princípio da congruência ao declarar inconstitucionalidade de uma norma, em atenção a pedido formulado pelo autor, todavia, utilizando-se de fundamentos diferentes daqueles que foram suscitados.
Qual o princípio da congruência no Processo Civil?
- Tags: Novo CPC, Princípio da Congruência, Processo Civil. Prezado Professor Gabriel, Parabéns pela explanação e clareza das informações acima apresentadas. Entretanto, ouso (de maneira respeitosa, por decerto) descordar que em relação às ações possessórias, há uma flexibilização do princípio da congruência ou adstrição.