Como se calcula o grau de compactação?
Índice:
- Como se calcula o grau de compactação?
- O que é ensaio de Proctor normal?
- Como fazer a curva de compactação?
- Quais os valores críticos de compactação do solo?
- Quais os parâmetros do ensaio de Proctor normal?
- O que o grau de compactação determina em aterros compactados?
- Qual o grau de compactação?
- Qual o resultado da compactação?
- Qual o ponto máximo da compactação?
- Será que a compactação seria mais eficaz?
Como se calcula o grau de compactação?
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
O que é ensaio de Proctor normal?
O ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal). ... É um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado.
Como fazer a curva de compactação?
- Curva de compactação - é obtida marcando-se, em ordenadas, os valores dos pesos específicos secos (γd) e, em abicissas, os teores de umidade correspondentes (w); - Peso específico seco máximo (γdmáx) - é a ordenada máxima da curva de compactação; - Umidade ótima (wot) - é o teor de umidade correspondente ao peso ...
Quais os valores críticos de compactação do solo?
Considerando os valores críticos de macroporosidade (0,10 m3 m-3) e resistência à penetração (2 MPa), para atingir esses limites críticos, o grau de compactação do Argissolo (86% para macroporosidade e 93% para resistência do solo à penetração) é superior ao do Latossolo (76% para macroporosidade e 84% para resistência ...
Quais os parâmetros do ensaio de Proctor normal?
Tabela 3 – Parâmetros de compactação do ensaio Proctor.
- Energia. Massa do soquete. (kg)
- Número de. Camadas. Número de Golpes.
- por camada. Volume do. cilindro (cm3)
- Normal. 4,5. ...
- Intermediária. 4,5. ...
- Modificada. 4,5. ...
- Tabela 4 – Valores de energia do ensaio Proctor. Energia. Energia por volume (J/cm3) Energia por massa (J/g)
- Normal. 0,59.
O que o grau de compactação determina em aterros compactados?
Com a compactação, desde que bem manejada, pode-se obter maiores valores de impermeabilidade, resistência, aumento de rigidez do solo, além de reduzir a susceptibilidade do solo a recalques futuros. ... Outro fator de influência é a estrutura do solo compactado.
Qual o grau de compactação?
- Grau de Compactação (GC) Mede-se o peso específico classificado como aparente seco com o máximo de campo, determinado por (kN/m³) e gdmax, que corresponde ao peso específico também do aparente seco máximo, mas em laboratório. Aceita-se uma porcentagem que varia entre 95% e 100%.
Qual o resultado da compactação?
- A experiência mostra que o resultado da compactação depende de dois factores determinantes: a energia aplicada e o teor em água de compactação.
Qual o ponto máximo da compactação?
- O ponto máximo (óptimo) divide a curva de compactação em dois ramos: à esquerda do óptimo, o ramo seco; à direita, o ramo húmido. De uma forma bastante simplificada, para explicar este comportamento, dir-se-á que uma massa de solo que possua pouca água apresenta-se aglomerada em torrões de solo.
Será que a compactação seria mais eficaz?
- A acção de compactação irá desfazer esses torrões, permitindo a expulsão do ar. No entanto, os torrões apresentar-se-ão duros, pelo que, se o solo possuísse um pouco mais de água, a acção de Obras Geotécnicas Compactação 3 MECivil, IST compactação seria facilitada e, por conseguinte, mais eficaz.