:

Que existia nas colônias que poderia ser de interesse da metrópole o que será que poderia existir nas metrópoles que não havia nas colônias?

Índice:

  1. Que existia nas colônias que poderia ser de interesse da metrópole o que será que poderia existir nas metrópoles que não havia nas colônias?
  2. Como era o relacionamento do centro Norte e Sul com a metrópole?
  3. Porque as colônias interessavam?
  4. Qual era a função de uma colônia?
  5. Qual a relação entre a metrópole e a colônia?
  6. Como a colônia passa a integrar os mercados europeus?
  7. Qual o tipo de critério de metrópole?
  8. Qual o desdobramento da colonização da Europa?

Que existia nas colônias que poderia ser de interesse da metrópole o que será que poderia existir nas metrópoles que não havia nas colônias?

As colônias tinham boas terras, muitas vezes também tinham ouro e outros materiais preciosos. Eram vistas como uma área de exploração intensiva, voltada para o benfício das grandes e poderosas metrópoles.

Como era o relacionamento do centro Norte e Sul com a metrópole?

D)As diferenças entre o Centro- Norte e o Sul refletiam-se no relacionamento dessas áreas com a metrópole. Enquanto o Centro- Norte evoluiu mantendo estreita dependência da Inglaterra, o Sul foi se desenvolvendo com certa independência econômica e financeira.

Porque as colônias interessavam?

Também se interessavam pela mão de obra barata (ou escrava) que podiam obter nas colônias, bem como novos locais para escoar sua produção. A exemplo disso, é possível citar o Neocolonialismo, em que as potências europeias colonizaram a África e a Ásia.

Qual era a função de uma colônia?

As colônias tinham a função de complementar e economia européia, e para tal concentravam-se na produção em grande escala de alguns gêneros agrícolas, altamente lucrativos como o açúcar, algodão ou ainda de minérios. Isso tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole.

Qual a relação entre a metrópole e a colônia?

  • As relações econômicas pautavam-se por trocas comerciais, que eram sempre favoráveis aos interesses portugueses. Assim, a metrópole comprava matérias-primas da colônia por valores baixos e fornecia-lhe produtos manufaturados por preços elevados. Esse tipo de critério aplicava-se a todas as metrópoles europeias e a suas colônias.

Como a colônia passa a integrar os mercados europeus?

  • Isso fez com que a colônia passasse a integrar os mercados europeus como fonte produtora e como fonte consumidora, de acordo com as regras do pacto colonial. Com o empreendimento agrícola voltado para a exportação, a colonização cumpria seu papel de instrumento de acumulação de capital para a metrópole e a economia europeia em geral.

Qual o tipo de critério de metrópole?

  • Esse tipo de critério aplicava-se a todas as metrópoles europeias e a suas colônias. A metrópole detinha controle absoluto sobre a?colônia, exercendo-o por meio de normas e leis que se estendiam às esferas política, social, ideológica, cultural e, principalmente, à esfera econômica.

Qual o desdobramento da colonização da Europa?

  • Desdobramento da expansão marítima e comercial da Europa na Idade Moderna, a colonização consistiu na montagem de estruturas de povoamento e exploração das terras conquistadas a fim de garantir lucro e riqueza para os europeus.