:

Quem pode ser um doador de medula óssea?

Índice:

  1. Quem pode ser um doador de medula óssea?
  2. Quais os riscos para o doador de medula óssea?
  3. O que precisa ser compatível para doar medula óssea?
  4. Quem não pode ser doador de medula?
  5. Como saber se sou doador de medula óssea?
  6. Quem pode doar célula tronco?
  7. Quais são os riscos para o doador?
  8. Quantas vezes uma pessoa pode doar medula óssea?
  9. Qual a chance de achar uma medula compatível?
  10. O que significa doador compatível?
  11. Qual é o registro de doadores de medula óssea?
  12. Qual a forma mais comum de doar medula óssea?
  13. Como fazer um transplante de medula óssea?
  14. Quais são os sintomas após a cirurgia de medula óssea?

Quem pode ser um doador de medula óssea?

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: – Ter entre 18 e 35 anos de idade. – Estar em bom estado geral de saúde. – Não ter doença infecciosa ou incapacitante.

Quais os riscos para o doador de medula óssea?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no geral, os riscos para o doador são pequenos e estão relacionados à necessidade de anestesia. Dentro de poucas semanas, a medula é totalmente recuperada.

O que precisa ser compatível para doar medula óssea?

No primeiro caso, o doador é uma pessoa da própria família, em geral um irmão ou um dos pais. Há cerca de 25% de chances de encontrar um doador compatível na família. Havendo um irmão totalmente compatível (100%) este será a primeira escolha para ser um doador.

Quem não pode ser doador de medula?

1) Qualquer pessoa pode doar a medula – Mito. Não há muitas restrições, mas os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e não possuir doenças infecciosas, câncer ou deficiências no sistema imunológico, como lúpus ou diabetes tipo 1. No mais, eles precisam estar em ótimo estado de saúde.

Como saber se sou doador de medula óssea?

A carteirinha de doador é o único documento de comprovação de cadastro emitido pelo REDOME e para solicitá-la, basta entrar em contato com o hemocentro em que realizou seu cadastro. Caso seu cadastro tenha ocorrido em uma campanha, procure o hemocentro do seu estado.

Quem pode doar célula tronco?

Crianças e adultos: A medula óssea e o sangue de crianças e adultos contêm células-tronco. Essas células-troncopodem produzir células sanguíneas. Estas células-tronco são normalmente utilizadas para transplantes.

Quais são os riscos para o doador?

Na doação por punção da medula óssea, o doador costuma relatar dor no local da punção (quadril) que tende a desaparecer em alguns dias. A maioria dos doadores consegue retornar às suas atividades habituais após uma semana.

Quantas vezes uma pessoa pode doar medula óssea?

Sim. A medula se recompõe em 15 dias e você pode realizar uma nova doação, sem nenhum prejuízo à sua saúde. Em geral, recomenda-se que uma segunda doação ocorra somente após seis meses da primeira e, de preferência, utilizando um método de coleta distinto.

Qual a chance de achar uma medula compatível?

Em função das características genéticas do sistema HLA, esta chance é de 30% entre irmãos e muito menor quando buscamos doadores não-aparentados.

O que significa doador compatível?

A busca por um doador compatível Quando um paciente precisa de um transplante de medula alogênico, outra pessoa tem que ser seu doador. Irmãos de mesmo pai e mesma mãe têm 25% de chance de ter herdado a mesma tipagem HLA. Transplantes entre irmãos são feitos há quase 50 anos e tem os melhores resultados.

Qual é o registro de doadores de medula óssea?

  • O Redome é o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros. Esta atividade está sob coordenação do INCA.

Qual a forma mais comum de doar medula óssea?

  • Além disso, existe outra forma menos comum de doar medula óssea, que é feita através de um procedimento chamado aférese, em que é utilizada uma máquina que separa do sangue as células da medula necessárias para o transplante.

Como fazer um transplante de medula óssea?

  • Sempre que um doente precisar de um transplante de medula óssea, primeiro é verificado na família se existe alguém compatível para fazer a doação, e só nos casos onde não exitem familiares compatíveis é que será procurado outro doador nesse banco de dados.

Quais são os sintomas após a cirurgia de medula óssea?

  • Durante a recuperação depois da cirurgia para doação de medula óssea, podem surgir alguns sintomas um pouco desagradáveis como dor ou desconforto nas costas e no quadril, cansaço excessivo, dor de garganta, dores musculares, insônia, dor de cabeça, tontura ou perda de apetite, que embora normais podem causar desconforto.