:

O que é avalista de financiamento de veículo?

Índice:

  1. O que é avalista de financiamento de veículo?
  2. Como funciona o financiamento com avalista?
  3. O que é preciso para ser um avalista?
  4. Como o avalista pode cobrar o valor que foi pago?
  5. Como contratar um avalista?
  6. Qual o papel do avalista nesta linha de crédito?

O que é avalista de financiamento de veículo?

O avalista nada mais é que o profissional responsável por quitar um empréstimo ou financiamento de outra pessoa. Ele é visto como uma figura garantidora do pagamento para casos de o solicitante não puder arcar com a parcela em determinado momento.

Como funciona o financiamento com avalista?

Uma pessoa que é avalista aceita ter responsabilidade para pagar um empréstimo ou financiamento que foi solicitado por outra pessoa. Ou seja, caso quem pediu o crédito não pague, o avalista assume a quitação da dívida realizada por alguém.

O que é preciso para ser um avalista?

  • O que é preciso para ser um avalista? Para se tornar um avalista, a pessoa não pode possuir nenhuma pendência cadastral em seu CPF, ou seja, que diz respeito a informações cadastrais, como dados pessoais incompletos ou incorretos e ausência da declaração do Imposto de Renda.

Como o avalista pode cobrar o valor que foi pago?

  • Na ação judicial, o avalista pode cobrar o valor que foi pago e eventuais danos que teve por ter feito o pagamento no lugar do devedor principal. No entanto, essa é uma ação que pode gerar muita dor de cabeça para o avalista, porque se o devedor não pagou o banco, dificilmente vai pagar o avalista.

Como contratar um avalista?

  • Ao indicar um avalista, o contratante poderá obter o dinheiro mais rápido, já que ele é a garantia de que a quantia concedida será paga. Depois que a transação financeira ou imobiliária é aprovada, o avalista assina o título de crédito e se torna um co-devedor em obrigação solidária.

Qual o papel do avalista nesta linha de crédito?

  • Embora haja uma garantia real nesta linha de crédito, é bastante comum as instituições financeiras pedirem avalistas também. O papel do avalista, neste caso, é para garantir o pagamento das parcelas, enquanto o bem e/ou direito colocado como garantia servirá para casos de quebra de contrato por inadimplência.