Como usar seu certificado digital?
Índice:
- Como usar seu certificado digital?
- Tem que pagar certificado digital?
- Qual a função do certificado digital?
- Quem emite o certificado digital?
- Por que o certificado digital pode ser utilizado por pessoas físicas?
- Por que o certificado digital é tão comum?
Como usar seu certificado digital?
Como assinar documentos com o Certificado Digital?
- Acesse o Portal de Assinaturas Certisign e identifique-se usando seu Certificado Digital.
- Feito isso, basta submeter o documento, que pode estar em qualquer formato, como doc ou PDF.
- Indique os demais signatários, caso tenha, e realize a sua assinatura.
Tem que pagar certificado digital?
As Autoridades Certificadoras são habilitadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e podem comercializar o documento. O empresário, por sua vez, paga o quanto custa o certificado digital, dependendo da versão escolhida, por isso, os preços variam.
Qual a função do certificado digital?
- Ela permite o acesso a diversos tipos de serviços digitais e, em sua função mais comum, permite assinar digitalmente documentos oficiais com validade jurídica e indiscutível. Pessoa jurídica: a maior parte dos usuários de certificado digital são empresas.
Quem emite o certificado digital?
- Quem emite o certificado digital? A tecnologia permite trazer esta confiabilidade e autenticidade para as transações online. Por isso, o certificado digital é um arquivo eletrônico, que é emitido por uma autoridade certificadora. Esta é uma organização que segue o mesmo papel do Detran no caso das carteiras de motorista.
Por que o certificado digital pode ser utilizado por pessoas físicas?
- O certificado digital pode e deve ser utilizado também por pessoas físicas em diferentes situações. Entenda neste post por que o certificado digital para pessoa física é importante e em quais ocasiões ele poderá ser útil, reduzindo seus custos e economizando tempo.
Por que o certificado digital é tão comum?
- Logo o certificado digital será tão comum quanto a tradicional assinatura à mão e a firma reconhecida em cartório. Essa assinatura digital veio para substituir a papelada e garantir a segurança e autenticidade das transações eletrônicas.