:

O que significa o renascimento comercial e urbano?

Índice:

  1. O que significa o renascimento comercial e urbano?
  2. O que são os burgos?
  3. Quais foram as consequências do renascimento comercial e urbano?
  4. Qual a origem do renascimento urbano?
  5. Por que o renascimento urbano tem relação direta com o comércio?
  6. Qual a relação do renascimento urbano com a produção agrícola?
  7. Qual a origem do renascimento urbano na Alemanha?

O que significa o renascimento comercial e urbano?

A relação entre o Renascimento Comercial e Renascimento Urbano é que a volta das atividades comerciais permitiu a formação de feiras e novas rotas comerciais. Nesses locais formaram- se vários burgos ou cidades medievais.

O que são os burgos?

Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.

Quais foram as consequências do renascimento comercial e urbano?

A grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.

Qual a origem do renascimento urbano?

  • Observe que o Renascimento Urbano está intimamente associado ao Renascimento Comercial, na medida em que o crescimento dos burgos só começou a surgir quando o comércio se expandiu, a partir das feiras-livres (encontros para realização de comércio). Saiba mais sobre a História e Origem das Feiras.

Por que o renascimento urbano tem relação direta com o comércio?

  • O renascimento urbano também tem relação direta com o renascimento comercial, pois as demandas do primeiro âmbito permitiram o fortalecimento do segundo, e o estabelecimento de comerciantes ...

Qual a relação do renascimento urbano com a produção agrícola?

  • Como mencionado, o renascimento urbano tem relação direta com o aumento da produção agrícola. Esse aumento, além de ser resultado de melhorias técnicas, adveio de uma melhora na temperatura geral na Europa que garantiu mais terras para serem cultivadas.

Qual a origem do renascimento urbano na Alemanha?

  • A cidade de Lübeck, na Alemanha, é um exemplo de cidade que surgiu no processo de renascimento urbano na Europa medieval. O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI.