:

O que é preciso fazer para organizar a visita a um museu?

Índice:

  1. O que é preciso fazer para organizar a visita a um museu?
  2. Por que as pessoas visitam museus?
  3. Que tipo de conhecimento Um museu pode transmitir?
  4. O que você aprendeu nesta visita ao museu?
  5. Qual a ação educativa ao se visitar os museus O que podemos aprender?
  6. Porque as pessoas não visitam museus?
  7. Qual é a função do museu histórico?
  8. Por que um museu deve ser considerado bom?
  9. Qual o conceito de Museu?
  10. Qual a profissão certa para você em um museu?
  11. Como existiam os museus?

O que é preciso fazer para organizar a visita a um museu?

  1. Pesquise sobre o museu. Acesse o site do museu para saber um pouco sobre a história da instituição e seu acervo. ...
  2. Faça uma visita prévia. ...
  3. Organize uma roda de conversa. ...
  4. Acolha os alunos. ...
  5. Identificação do grupo. ...
  6. Faça com que os alunos entendam a visita. ...
  7. Escolha as obras. ...
  8. Faixa-etária.

Por que as pessoas visitam museus?

Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. ... O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.

Que tipo de conhecimento Um museu pode transmitir?

Por serem lugares de riqueza cultural, os museus servem como promotores de reflexões sobre os mais diversos assuntos, inclusive de interesse para a sociedade atual, que se baseia em imagens para representar e entender momentos vividos pelos mais diversos grupos sociais.

O que você aprendeu nesta visita ao museu?

Oferece um olhar para o passado, ou seja, um parâmetro para medir mudanças, uma escala de tempo. Também educa, no presente, sobre o mundo que nos rodeia, tanto o físico como o das ideias. E, principalmente, cria oportunidades para resolver problemas que ainda não somos capazes nem de imaginar.

Qual a ação educativa ao se visitar os museus O que podemos aprender?

No museu a ação educativa volta-se para a descoberta, o questionamento, a interpretação, a compreensão, mobilizando sempre que possível todos os sentidos humanos e não apenas a cognição intelectual. Atualmente a ação educativa é fundamental no estabelecimento de novas relações com os visitantes e o público de museus.

Porque as pessoas não visitam museus?

O trabalho ouviu frequentadores e não frequentadores de todo o País. Desse grupo, 81% definem museus como prédios antigos, 65% acreditam que eles têm função de aprendizagem, 51% acham que são bons para as férias e 50% consideram que são para ir uma vez na vida.

Qual é a função do museu histórico?

A função primária de uma instituição museológica é contar a história do homem e como a sociedade evoluiu em seu ambiente ao longo dos anos, o que pode ser observado seja qual for o tipo de museu e das peças que compõem seu acervo.

Por que um museu deve ser considerado bom?

  • O que um museu deve ter para ser considerado bom? Isso depende de muitos fatores, levando em conta a sua tipologia bem como a sua dotação orçamentária. O Estatuto de Museus, tem orientado as instituições museológicas em relação às normas para uma boa gestão museológica. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

Qual o conceito de Museu?

  • W. X. Y. Z. Conceito de museu. Do latim musēum, um museu é um lugar onde se guardam e exibem coleções de objetos de interesse artístico, cultural, científico, histórico, etc. Costumam sergeridos por instituições sem fins lucrativos que procuram difundir os conhecimentos humanos. Existem, de qualquer forma, museus privados com fins lucrativos.

Qual a profissão certa para você em um museu?

  • Pois bem, saiba que existe uma profissão certa para você: a do museólogo. Este é o profissional responsável por preservar e cuidar da correta exposição do patrimônio de uma sociedade. Guarda de peças raras, organização de uma exposição e desenvolvimento do acervo local são algumas das funções quem for trabalhar em um museu.

Como existiam os museus?

  • Também existiam coleções privadas nas mãos da aristocracia, que as expunha nos seus jardins ou residências para serem apreciadas pelos seus visitantes. Os museus eram, na Grécia Antiga, tempos das musas (essas musas eram divindades que protegiam as artes como a poesia, a comédia, a música, a dança, entre outras).