:

O que se faz num terreiro de macumba?

Índice:

  1. O que se faz num terreiro de macumba?
  2. O que significa obrigação na macumba?
  3. Como fundamentar um terreiro de umbanda?
  4. Qual é a diferença entre umbanda e candomblé?
  5. Qual a origem da “Macumba”?
  6. Por que a macumba não pode ser vista como magia?
  7. Por que a macumba é tão popular no Brasil?
  8. Qual é a firmeza de um terreiro?

O que se faz num terreiro de macumba?

Como funciona um terreiro de umbanda: ritual Este espaço principal é mais conhecido como congá, que quer dizer “recinto”. O chão é normalmente de terra batida e velas são espalhadas ao redor dos médiuns e auxiliadores; estes ficam de pé para todo tipo de ajuda, já os médiuns ficam sentados para receber o público.

O que significa obrigação na macumba?

Obrigação é toda ação em forma de liturgia, que se assemelha a um ritual ou oferenda, por exemplo, na qual um Filho de Fé (ser encarnado) se entrega a uma Força Superior (orixá) ou guia para alcançar alguma graça.

Como fundamentar um terreiro de umbanda?

Quais são os fundamentos de firmezas necessárias ao espaço físico que acolherá os médiuns? Quais características e ritos de passagem são necessários a um Sacerdote de Umbanda? E, tão importante quanto isso: qual a postura, comportamento e perfil desejados de um Sacerdote para liderar sua comunidade?

Qual é a diferença entre umbanda e candomblé?

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Qual a origem da “Macumba”?

  • Assim, “macumbeiro” era quem tocava esse instrumento. A visão da “macumba” como algo negativo, tem origem no começo do séc. XX. Nessa época a igreja católica, preocupada com a emergência dos cultos de origem africana, originou um discurso que associava essa espiritualidade ao diabo.

Por que a macumba não pode ser vista como magia?

  • Isso não quer dizer que a macumba não possa ser vista como magia. Na verdade, segundo o estudioso Roger Bastide, a macumba se definiria como os feitos mágicos realizados individualmente. Ou seja, o feitiço é responsabilidade do indivíduo que busca conseguir o que quer.

Por que a macumba é tão popular no Brasil?

  • Despachos feitos na encruzilhada com pinga e velas vermelhas, pratos de farofa com champanhe, galinhas pretas sacrificadas e várias outras mais, a popular ‘macumba’ ainda é muito praticada no Brasil, e há quem tenha muito medo dela.

Qual é a firmeza de um terreiro?

  • Há também, na entrada de um terreiro, uma firmeza para os Exus – a famosa “Casinha dos Exus” – e pode haver para outras falanges também, como para Pretos Velhos e Caboclos. Mas o coração de um terreiro é o seu congá! Congá é a palavra yorubá para altar. No congá é onde ficam as imagens, as velas e outros artefatos de poder.