:

O que se entende por mora Accipiendi?

Índice:

  1. O que se entende por mora Accipiendi?
  2. É possível a purgação do inadimplemento absoluto?
  3. Qual a diferença entre inadimplemento absoluto e mora?
  4. O que é mora no contrato?
  5. O que é a mora de um boleto?
  6. Qual a finalidade da purgação da mora?
  7. Como calcular os juros de Mora?
  8. Quais são os juros moratórios?

O que se entende por mora Accipiendi?

DA MORA ACCIPIENDI , se dá quando este, sem justa causa, se recusa a receber o pagamento do devedor. O credor só tem direito a recusar a prestação oferecida se hou- ver justa causa para tanto. Assim, conclui-se que está em mora o credor se a recusa em receber é injustificada.

É possível a purgação do inadimplemento absoluto?

No inadimplemento absoluto caberá responsabilização patrimonial cumulada com a resolução contratual. Já na mora, será possível a purgação da mesma com acréscimo de juros, correção monetária, além da implicação financeira e, se não solucionada, também será possível a extinção contratual.

Qual a diferença entre inadimplemento absoluto e mora?

“Há inadimplemento absoluto quando o devedor não mais pode cumprir a obrigação; há mora quando a possibilidade ainda persiste”. ... Ora, a mora pressupõe possibilidade de execução ulterior, enquanto o inadimplemento absoluto pressupõe sua impossibilidade.

O que é mora no contrato?

MORA. Considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer.

O que é a mora de um boleto?

Juros de mora Diferente da multa, o juro de mora é uma cobrança que leva em conta o tempo de atraso do boleto bancário, ou seja, é uma espécie de penalidade por cada dia de inadimplência. Se o boleto está atrasado há um mês, os juros serão mais altos do que o boleto que está atrasado há apenas um dia, por exemplo.

Qual a finalidade da purgação da mora?

  • Se houver mora recíproca, extinguem-se as responsabilidades. A Purgação da mora consiste na quitação na prestação, remediando-se a situação a que se deu causa, de modo a evitar os efeitos dela decorrentes, reconduzindo a obrigação à normalidade. Purga-se, assim, o inadimplente de suas faltas.

Como calcular os juros de Mora?

  • O cálculo dos juros de mora é mais difícil de ser feito, já que o atraso foi inferior a 30 dias e os juros são calculados por mês. Basicamente, primeiro é preciso saber qual seria o valor cobrado de juros se o atraso fosse, de fato, de 30 dias. Logo: 1% x R$ 3 mil = R$ 30.

Quais são os juros moratórios?

  • Os juros moratórios podem ser: Convencionais, quando as partes estipularem a taxa de juros moratórios até 12% anuais e 1% ao mês; E legais, se as partes não os convencionarem, pois, mesmo que não se estipulem, os juros moratórios serão sempre devidos, na taxa estabelecida por lei, ou seja, de 6% ao ano ou 0,5% ao mês.