:

Qual é o conceito de cibercultura?

Índice:

  1. Qual é o conceito de cibercultura?
  2. O que é cibercultura exemplos?
  3. Qual a contribuição da cibercultura atualmente?
  4. O que é cibercultura Para Lemos?
  5. O que é cibercultura tem a ver com você?
  6. O que é cultura digital ou cibercultura?
  7. O que é ciberespaço exemplos?
  8. Quais são as principais características da cibercultura?
  9. Como a cibercultura influenciou as nossas relações de ensino e aprendizagem?
  10. Qual a importância do ciberespaço?
  11. Qual o conceito da cibercultura?
  12. Qual o impacto da cibercultura na sociedade?
  13. Por que a cibercultura é terrível?
  14. Quais são as leis da cibercultura?

Qual é o conceito de cibercultura?

Cibercultura trata da relação entre sistemas: tecnologia, informação, sociedade e seus valores. ... Com a descentralização da informação, proporcionada pela internet, não há hoje no planeta um homem que seja capaz de deter todo o conhecimento circulante na sociedade.

O que é cibercultura exemplos?

Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente.

Qual a contribuição da cibercultura atualmente?

Por se tratar de um espaço em expansão, mais pessoas e grupos conectados podem trocar informações, saberes e conhecimentos. Ademais, a cibercultura cria condições para que novos saberes possam ser desenvolvidos como: aplicativos, sites, programas etc.

O que é cibercultura Para Lemos?

Tecnologia e vida social na cultura contemporânea André Lemos analisa os impactos das novas tecnologias na sociedade contemporânea, através da descrição da nova cultura tecnológica planetária: a cibercultura. ... Ele reconhece a cibercultura como uma manifestação da vitalidade social contemporânea e a analisa como tal.

O que é cibercultura tem a ver com você?

Portanto, ao definir-se cibercultura, vemos a circulação de discursos relacionados ao surgimento de novas tecnologias digitais, de novas formas de relacionamento entre sujeitos conectados à rede, de novas formas de comunicação, de segurança, de comércio e de socialização.

O que é cultura digital ou cibercultura?

A cultura digital pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação.

O que é ciberespaço exemplos?

Isso inclui tudo que está caracterizado como Ciberespaço ou Espaço virtual, como a internet (e-mails, redes sociais, blogs, fóruns, comércio on-line, mapas on-line, entre outros), celulares, Sistemas de Monitoramento de Vídeos e outros Dados Digitais, de forma geral.

Quais são as principais características da cibercultura?

O autor ainda aponta três características que seriam essenciais à cibercultura: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. ... As interconexões revelam afinidades e aproximam as pessoas, que acabam por afirmar essas afinidades com formação de comunidades virtuais.

Como a cibercultura influenciou as nossas relações de ensino e aprendizagem?

A cibercultura também se faz presente na educação por meio de múltiplas linguagens, múltiplos canais de comunicação e em temporalidades distintas. As interfaces da Web 2.0, por exemplo, permitem um contato permanente entre escola, professores, alunos e seus pares no ambiente virtual de ensino.

Qual a importância do ciberespaço?

O ciberespaço constituiu-se como um novo espaço de sociabilidade – apesar de não-presencial – com impactos na esfera cultural e social. O ciberespaço, sendo um espaço sócio virtual – baseado em técnicas informacionais em rede – como espaço social que é, permite a interacção [sic] social.

Qual o conceito da cibercultura?

  • Por exemplo, para Pierre Lévy, esse conceito trata da reunião de relações sociais, das produções artísticas, intelectuais e éticas dos seres humanos. Além disso, a cibercultura se articula por meio de redes interconectadas de computadores, ou seja, no ciberespaço.

Qual o impacto da cibercultura na sociedade?

  • Toda essa evolução é produto do próprio avanço do conhecimento humano e suas descobertas, logo, apresenta fatores positivos e negativos. Ambos os lados são objeto de estudo de uma série de especialistas, que criam teorias para entender o impacto da cibercultura na sociedade, suas origens e as possibilidades para o futuro.

Por que a cibercultura é terrível?

  • Para muitos especialistas que já criticavam o surgimento dessa indústria cultural que acaba com a aura de muitas produções artísticas, como Walter Benjamin e Jean Baudrillard, a realidade atual proposta pelo fortalecimento da cibercultura é terrível.

Quais são as leis da cibercultura?

  • Lemos (2008) falará em leis da cibercultura. Para ele, haveria três leis. A primeira lei seria a da Reconfiguração, não substituição ou aniquilamento: “Em várias expressões da cibercultura trata-se de reconfigurar práticas, modalidades midiáticas, espaços, sem a substituição de seus respectivos antecedentes” (LEMOS, 2008, p. 18).