:

O que é facultativa na língua portuguesa?

Índice:

  1. O que é facultativa na língua portuguesa?
  2. O que significa facultativo no trabalho?
  3. O que é verbo facultativo?
  4. Quando é que a vírgula é facultativa?
  5. O que quer dizer caráter compulsório?
  6. O que é o contribuinte facultativo?
  7. Qual é o ponto facultativo?
  8. Qual o significado do voto facultativo?
  9. Quem é o segurado facultativo?
  10. Qual a diferença entre a obrigatoriedade e o ponto facultativo?

O que é facultativa na língua portuguesa?

adjetivo Que pode ser feito, ou não; definido por haver escolha e não obrigação; optativo.

O que significa facultativo no trabalho?

Como o nome já diz, o ponto facultativo é algo que se é facultativo e optativo, algo que podemos escolher. Para o ramo corporativo, o ponto facultativo representa uma data em que o trabalho é opcional decidido de empresa para empresa.

O que é verbo facultativo?

Determinados verbos requerem o emprego obrigatório do pronome átono reflexivo, como é o caso de “arrepender-se” e “queixar-se” – exemplos dos chamados verbos pronominais.

Quando é que a vírgula é facultativa?

O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio.

O que quer dizer caráter compulsório?

Compulsório é um adjetivo masculino que classifica algo que obriga ou compele a fazer alguma coisa. Alguns sinônimos de compulsório são: obrigatório, forçoso, imprescindível. Por outro lado, os seus antônimos são: voluntário, desobrigatório e facultativo.

O que é o contribuinte facultativo?

O Facultativo é aquele que não exerce nenhuma atividade remunerada, mas mesmo assim deseja ter a proteção da previdência social. Este contribuinte não precisa recolher o INSS, mas pode recolher para preservar os direitos previdenciários como aposentadorias, auxílio-doença e pensões.

Qual é o ponto facultativo?

  • Ponto facultativo. Ponto facultativo é o decreto realizado pelos órgãos do governo que consiste em dispensar a obrigatoriedade do funcionamento das empresas e estabelecimentos comerciais em dias de datas comemorativas e feriados.

Qual o significado do voto facultativo?

  • Saiba mais sobre o significado do Voto facultativo. O segurado facultativo é o trabalhador que não tem obrigatoriedade de contribuir com a Previdência Social, mas opta por fazê-lo para garantir o direito a receber os benefícios da Previdência.

Quem é o segurado facultativo?

  • Segurado facultativo. O segurado facultativo é o trabalhador que não tem obrigatoriedade de contribuir com a Previdência Social, mas opta por fazê-lo para garantir o direito a receber os benefícios da Previdência.

Qual a diferença entre a obrigatoriedade e o ponto facultativo?

  • Acompanhe! A maior diferença entre os dois termos é a obrigatoriedade: apesar de também estar previsto por lei, o ponto facultativo, como o próprio nome diz, é opcional, principalmente para o setor privado. Além disso, a lei proíbe que os profissionais trabalhem aos feriados, diferente das datas facultativas.