:

Como é que se faz uma ficha de leitura?

Índice:

  1. Como é que se faz uma ficha de leitura?
  2. Como se faz uma ficha técnica de um livro?
  3. O que é ficha de literatura?
  4. Quais são os tipos de fichas de leitura?
  5. Como se faz um resumo?
  6. Como se ver a edição de um livro?
  7. Quais são os dados de um livro?
  8. Qual é o objetivo de uma ficha de leitura?
  9. Qual a importância da ficha de leitura?
  10. Quais são os tipos de fichas?
  11. Quais são as fichas de leitura?
  12. Quais são as técnicas de leitura?
  13. Quais são as técnicas de leitura e de redação?
  14. Como é feito o fichamento bibliográfico?

Como é que se faz uma ficha de leitura?

Conteúdo. O conteúdo da ficha de leitura deve, primeiramente, resumir a obra. Em seguida, liste as informações importantes como época, personagens principais, relações com outros textos, informações sobre o autor e reflexões pessoais. Aqui, pode-se incluir, também, citações diretas marcantes.

Como se faz uma ficha técnica de um livro?

Dados bibliográficos Autor: Título: Editora: Colecção: Lugar e data da edição: 2. Dados sobre a obra 1. ... Personagens principais: nome, traços físicos e psicológicos de cada uma. Lugar e tempo de acção: país, cidade...; Idade Média, actualidade, futuro...

O que é ficha de literatura?

A ficha literária ou de leitura é um documento em que se regista, de forma sintética e ordenada, os dados mais relevantes de um texto que se leu (artigo, capítulo de livro, livro, etc.).

Quais são os tipos de fichas de leitura?

2. Fichas

  • fichas bibliográficas;
  • fichas de leitura de livros ou artigos;
  • fichas temáticas;
  • fichas de autor;
  • fichas de citações, e.
  • fichas de trabalho.

Como se faz um resumo?

Fique de olho e prepare-se para fazer resumos incríveis!

  1. Faça a primeira leitura para captar a essência do texto. ...
  2. Leia o texto novamente, atentando-se às partes mais importantes. ...
  3. Sublinhe ideias fundamentais e palavras-chave. ...
  4. Defina os aspectos fundamentais do texto. ...
  5. Escreva os pontos fundamentais com suas próprias palavras.

Como se ver a edição de um livro?

Olhando a folha de rosto. Procure pela frase que diz qual a edição do livro. Às vezes, a editora escreverá claramente qual a edição da obra na parte inferior da folha de rosto. Procure a frase “1ª edição” seguida pelo ano.

Quais são os dados de um livro?

Título do livro, nome do autor, quantidade de páginas, assunto, ano de publicação, sinopse, capa, entre muitos outros dados possíveis de se acumular, são metadados de um livro.

Qual é o objetivo de uma ficha de leitura?

Quais os objetivos de uma ficha de leitura? ... Desenvolver o hábito de leitura. Despertar o gosto pela leitura. Desenvolver a criatividade.

Qual a importância da ficha de leitura?

As fichas de leitura não deixam de ser resumos dos textos lidos. Mais do que uma técnica de leitura, elas convertem-se em instrumento de pesquisa bibliográfica, funcionando como recursos de memória imprescindíveis sempre que se está a elaborar uma monografia científica.

Quais são os tipos de fichas?

Existem vários tipos de fichas, algumas são indispensáveis, outras estão dependentes do tipo de trabalho que se irá realizar:

  • fichas bibliográficas;
  • fichas de leitura de livros ou artigos;
  • fichas temáticas;
  • fichas de autor;
  • fichas de citações, e.
  • fichas de trabalho.

Quais são as fichas de leitura?

  • As fichas de leitura não deixam de ser resumos dos textos lidos. Mais do que uma técnica de leitura, elas convertem-se em instrumento de pesquisa bibliográfica, funcionando como recursos de memória imprescindíveis sempre que se está a elaborar uma monografia científica.

Quais são as técnicas de leitura?

  • Relativamente às técnicas de leitura, existe uma formação específica destinada a optimizar a leitura de modo a retirar dela o máximo partido possível para melhorar a capacidade de análise e de redação. O estudo dessas técnicas não cabe no âmbito do conteúdo da unidade curricular de Fontes de Informação Sociológica.

Quais são as técnicas de leitura e de redação?

  • A elaboração de fichas de leitura, de recensões ou de resumos pressupõe um grau mínimo de domínio de técnicas de leitura e de técnicas de redação. Relativamente às técnicas de leitura, existe uma formação específica destinada a optimizar a leitura de modo a retirar dela o máximo partido possível para melhorar a capacidade de análise e de redação.

Como é feito o fichamento bibliográfico?

  • Portanto, o fichamento bibliográfico consiste em resenha ou comentário que dê idéia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou capítulos isolados, representando um importante auxílio na produção de textos técnico-científicos. Segue abaixo modelo que permite melhor visualização. 2º.