:

O que é a modernidade sólida?

Índice:

  1. O que é a modernidade sólida?
  2. O que é sociedade sólida?
  3. O que é uma educação sólida?
  4. O que significa dizer que vivemos em uma modernidade líquida?
  5. Qual a diferença entre modernidade líquida e sólida?
  6. O que é Modernidade Líquida quais suas principais características?
  7. Quais as consequências da modernidade líquida para o ser humano?
  8. O que se entende por comunidade educativa?
  9. O que é a comunidade escolar?
  10. O que é Pós-modernidade ou modernidade líquida?
  11. Qual o conceito de modernidade líquida?
  12. Como a modernidade líquida moldará a sociedade?
  13. Como se construiu a modernidade?
  14. Qual o novo paradigma da modernidade líquida?

O que é a modernidade sólida?

A modernidade sólida era caracterizada pela rigidez e solidificação das relações humanas, das relações sociais, da ciência e do pensamento. A busca pela verdade era um compromisso sério para os pensadores da modernidade sólida.

O que é sociedade sólida?

A sociedade sólida, ou seja, da modernidade clássica, sendo concreta era impregnada de certo totalitarismo, posto que seja rígida, sem resiliência e, não se adaptava às novas formas.

O que é uma educação sólida?

Buscar uma Educação sólida deveria ser o princípio norteador de toda Instituição Escolar, através da Comunidade Educativa, em prol de uma Educação de qualidade que vise uma sociedade mais humana, onde todos, independente de classe social, pudessem vislumbrar um espaço social mais igualitário.

O que significa dizer que vivemos em uma modernidade líquida?

Desenvolvido pelo polonês Zygmunt Bauman, modernidade líquida é um conceito sociológico que tenta dar conta do modo como se dão as relações sociais na atualidade. ... Esse período é marcado pelas transformações nas relações sociais, econômicas e de produção desencadeadas pelo capitalismo globalizado.

Qual a diferença entre modernidade líquida e sólida?

A Modernidade Sólida foi marcada pelo excesso de ordem, repressão, dureza e regulação. ... O mundo, as pessoas e instituições eram todos cheios de certeza e buscavam sempre a ordem e a dureza. A Modernidade líquida para Bauman seria uma nova época de incertezas, sinais confusos, mudanças rápidas e imprevisíveis.

O que é Modernidade Líquida quais suas principais características?

Modernidade líquida é um termo cunhado pelo filósofo Zygmunt Bauman (1925-2017) para definir o mundo globalizado. A liquidez e sua volatilidade seriam características que vieram desorganizar todas as esferas da vida social como o amor, a cultura, o trabalho, etc. tal qual a conhecíamos até o momento.

Quais as consequências da modernidade líquida para o ser humano?

Segundo, na modernidade líquida, há sempre movimentação. As pessoas agora se deslocam mais facilmente e podem viver em vários lugares do mundo, sempre quando têm recursos para tal. Terceiro, a competição econômica, que fez os salários diminuírem e os trabalhadores perderem a segurança do emprego.

O que se entende por comunidade educativa?

A Comunidade Educativa é um espaço de educação para a Ética e para a Page 3 Cidadania, onde se pode medir a qualidade de vida a partir de parâmetros mais valiosos. Seus membros desenvolvem uma visão mais integral de vida, tornando mais sustentáveis os relacionamentos e seus espaços de existência.

O que é a comunidade escolar?

A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.

O que é Pós-modernidade ou modernidade líquida?

Modernidade Líquida é o termo usado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para definir o tempo presente, também chamado de pós-moderno por alguns sociólogos e cientistas sociais. A associação com o líquido vem do fato de que a sociedade atual seria, segundo Bauman, marcada pela liquidez, volatilidade e fluidez.

Qual o conceito de modernidade líquida?

  • Ele cunhou o conceito de “modernidade líquida” para definir o tempo presente. ... Com as tecnologias, o tempo se sobrepõe ao espaço. ... propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível". Bauman entende que a nossa sociedade teve uma maior emancipação em relação às gerações anteriores.

Como a modernidade líquida moldará a sociedade?

  • Na modernidade líquida, o indivíduo é que moldará a sociedade à sua personalidade. Primeiro, sem os parâmetros da modernidade sólida, o indivíduo será definido pelo seu estilo de vida, por aquilo que ele consome e o modo que consome.

Como se construiu a modernidade?

  • Na modernidade sólida, as instituições eram firmes, existia a segurança no trabalho e um salário que permitia ao indivíduo viver com dignidade. Com isto, se construiu um sistema baseado na racionalidade, onde era importante que o indivíduo se adequasse à sociedade onde estava inserido.

Qual o novo paradigma da modernidade líquida?

  • Na modernidade líquida, já não é mais possível trabalhar toda vida na mesma empresa. é imprevisível. Isto abre um novo paradigma, pois agora é preciso pensar a sociedade em termos fluidos, de processos e não mais em termos de blocos.