:

Como montar um retiro espiritual?

Índice:

  1. Como montar um retiro espiritual?
  2. Como fazer um retiro de silêncio?
  3. O que se faz no retiro espiritual?
  4. O que se faz em um retiro evangélico?
  5. Como fazer um momento de espiritualidade?
  6. O que levar de lanche para um retiro?
  7. Como fazer um retiro de silêncio em casa?
  8. O QUE É Retiro do silêncio?
  9. O que você espera de um retiro?
  10. O que significa encontro espiritual?
  11. Por que precisamos ter cuidado com o retiro?
  12. Qual a duração do Retiro?
  13. Como planejar o retiro?
  14. Por que deve ser descontraído um retiro?

Como montar um retiro espiritual?

Algumas informações que não podem faltar em um bom cronograma são:

  1. recepção;
  2. instruções sobre o retiro;
  3. café da manhã, almoço e jantar;
  4. momentos de oração e/ou louvor;
  5. lazer — gincanas e dinâmicas;
  6. estudo e palestras;
  7. sessões de relaxamento.

Como fazer um retiro de silêncio?

Passar 10 dias sem se comunicar com outras pessoas, nem mesmo através de gestos ou olhares. Sem usar o celular, ler ou escrever. Acordando às 4h da manhã e meditando por cerca de 10 horas diárias.

O que se faz no retiro espiritual?

Na tradição cristã, a finalidade do retiro espiritual é permitir uma aproximação maior com Deus, por meio de oração e do silêncio, assim como fez o Papa Francisco quando, em março deste ano, passou uma semana em um local reservado. ...

O que se faz em um retiro evangélico?

O retiro espiritual evangélico é o momento que o cristão escolhe para se conectar com Deus de uma maneira diferenciada. Em sítios, em chácaras, na própria igreja, não importa. Normalmente em grupos, os fiéis se retiram do mundo e das coisas materiais para ter esse encontro mais profundo de fé e adoração ao Senhor.

Como fazer um momento de espiritualidade?

Organize momentos de oração e meditação Seja qual for o tema do evento, a oração e a meditação são imprescindíveis, uma vez que os participantes buscam conexão espiritual, independentemente da religião. Desse modo, planeje momentos de oração em horários definidos (como pela amanhã, antes do início das atividades).

O que levar de lanche para um retiro?

Café da Manhã e Lancheo que levar para comer em acampamento

  • Pão (pode ser sírio, que não tem problema de amassar ou quebrar)
  • Queijo.
  • Tapioca.
  • Café em pó – pode ser feito em cafeteira italiana ou filtro de tecido.
  • Manteiga de amendoim – ótima fonte de proteína.
  • Castanhas e sementes – também boas fontes de proteína.

Como fazer um retiro de silêncio em casa?

ROTEIRO DO SEU RETIRO

  1. Você pode começar com um áudio de meditação para se conectar consigo mesmo.
  2. Depois pode curtir um pouco a sua companhia e fazer uma caminhada contemplativa, deitar-se na grama ou na areia e só olhar o céu, por exemplo.
  3. Quem pratica yoga ou outro esporte pode também usar o momento para isso.

O QUE É Retiro do silêncio?

O nome Vipassana é dado a uma das técnicas de meditação mais antigas da Índia. Ao redor do mundo, a prática é aliada a retiros de total silêncio, que podem durar de três a dez dias.

O que você espera de um retiro?

Os retiros de bem-estar também ajudam as pessoas a voltarem para o seu centro e se conectarem internamente. ... Ela enfatiza que, além da prática de yoga, seus retiros se concentram em encontrar e estabelecer a integridade. “Somos esse corpo. Mas também somos nossa mente e espírito.

O que significa encontro espiritual?

Os encontros espirituais fazem totalmente parte da nossa realidade enquanto espíritos e é uma das formas de comunicação entre o mundo espiritual e material.

Por que precisamos ter cuidado com o retiro?

  • O retiro é fonte de discernimento e revisão de vida, oportunidade de refazer o caminho e buscar maior fidelidade a Deus e á própria realidade. Mas, também, é verdade que precisamos ter cuidado com algumas visões equivocadas que se tem por aí de retiro.

Qual a duração do Retiro?

  • Retiros podem ter diversos formatos e duração, uma forma comum tem dois dias de duração (final de semana) e é realizado em uma casa de retiro, um local que permite contato com a natureza e tranquilidade. São ministradas palestras por sacerdote e leigos, há atividades como Santa Missa, Terço e Via Sacra, entre outras práticas de piedade.

Como planejar o retiro?

  • Cuide-se para que o número de participantes não dificulte a realização do retiro. Se o grupo for grande, vale a pena dividir os participantes em grupos menores e fazer os retiros separadamente. Preparação: O ideal é que o retiro seja planejado com no mínimo de seis meses de antecedência, pois imprevistos infelizmente acontecem.

Por que deve ser descontraído um retiro?

  • Um retiro deve ser descontraído em alguns momentos, mas não todo tempo. Equipes: Além de uma coordenação geral e do (a) orientador (a), é bom que haja equipes de apoio, tais como: equipe de acolhida, equipe de limpeza e bem – estar, equipe de primeiros socorros, equipe de refeição, equipe que cuide das crianças menores etc.