:

O que retrata o quadro Os retirantes?

Índice:

  1. O que retrata o quadro Os retirantes?
  2. O que o quadro Os retirantes de Portinari provoca em você?
  3. O que retrata o quadro de Portinari?
  4. O que representa os retirantes?
  5. O que essa cena retrata quadro Retirantes?
  6. Que sentimentos os retirantes motivaram?
  7. Qual artista representou o sofrimento do povo nordestino através das cores marcantes e estilo único?
  8. Quais objetos e pessoas aparecem na obra os retirantes?
  9. Qual é a sensação o sentimento que você tem ao observar os detalhes da obra retirantes?
  10. Quais objetos ou pessoas aparecem na obra os retirantes?
  11. Qual é o quadro da família de retirantes?
  12. Qual é o significado do termo retirante?
  13. Quais são os rostos da pintora?

O que retrata o quadro Os retirantes?

A obra “Os Retirantes” produzida em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari, retrata uma família que precisa abandonar sua terra para fugir da miséria e da fome. Os tons escuros e as figuras fantasmagóricas revelam uma situação desumana que infelizmente ainda é vivenciada por muitos.

O que o quadro Os retirantes de Portinari provoca em você?

O artista quis expressar a profunda miséria humana que é causada pela fome, pelas guerras e pelas desigualdades sociais, sendo os seus retirantes apresentados de forma quase monstruosa, que retrata as desumanidades que sofreram. A obra tem profundo sentido social, e servia tanto para o seu tempo quanto para o nosso.

O que retrata o quadro de Portinari?

Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.

O que representa os retirantes?

Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

O que essa cena retrata quadro Retirantes?

O quadro é um retrato da miséria de uma família de retirantes entre tantas outras. Fogem da seca e da fome do Nordeste em busca de uma vida melhor mais ao Sul.

Que sentimentos os retirantes motivaram?

Que sentimentos os retirantes motivaram? “motivaram sentimentos de tristeza” (Luana), “Tristeza e dor” (Shirley), “Tristeza” (Edvirgem), “Sentimentos tristes e doentes” (Ana Paula).

Qual artista representou o sofrimento do povo nordestino através das cores marcantes e estilo único?

Cândido Portinari, artista plástico responsável pelo quadro Os Retirantes, obra que retrata o sofrimento e a seca nordestina. ... Os traços fortes, as cores fechadas focadas em tons de preto, cinza e marrom, buscam retratar a dura realidade desta parte da população brasileira.

Quais objetos e pessoas aparecem na obra os retirantes?

Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas criança de colo e mais três crianças maiores.Um velho com um cajado, duas mulher: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo.Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, ...

Qual é a sensação o sentimento que você tem ao observar os detalhes da obra retirantes?

Resposta: No quadro, produzido no ano de 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por figuras magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos como a fome e a miséria.

Quais objetos ou pessoas aparecem na obra os retirantes?

Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas criança de colo e mais três crianças maiores.Um velho com um cajado, duas mulher: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo.Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, ...

Qual é o quadro da família de retirantes?

  • O quadro é um retrato da miséria de uma família de retirantes entre tantas outras. Fogem da seca e da fome do Nordeste em busca de uma vida melhor mais ao Sul. O quadro faz parte de uma série composta por mais duas obras: Criança morta e Enterro na Rede.

Qual é o significado do termo retirante?

  • Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul – Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

Quais são os rostos da pintora?

  • Alguns dos rostos são conhecidos do grande público, como, por exemplo, o arquiteto Gregori Warchavchik e a cantora Elsie Houston, outros são conhecidos apenas pela pintora, caso de Benedito Sampaio, o administrador da fazenda da família. Pintada a óleo, a criação tem dimensões grandes (150cm x 205cm) e pertence a fase "Temas sociais" da pintora.