:

O que é o imposto CPRB?

Índice:

  1. O que é o imposto CPRB?
  2. Quem paga CPRB?
  3. Como é feito o cálculo da CPRB?
  4. O que é a desoneração da folha de pagamento das empresas?
  5. Como funciona o CPRB?
  6. Como é feito o cálculo da desoneração da folha de pagamento?
  7. Quem pode optar pela CPRB?
  8. Como apurar e recolher a CPRB?
  9. Como é feito o cálculo da folha de pagamento?

O que é o imposto CPRB?

A sigla CPRB corresponde à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - instituída pelo art. 8º da Lei 12.546/2011. Utiliza-se também o termo "Desoneração da Folha de Pagamento" para caracterizar o tributo, pois, em tese, a CPRB tende a ser menor que a contribuição previdenciária calculada sobre a folha.

Quem paga CPRB?

A Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) é uma contribuição social de natureza tributária, destinada a custear a previdência social e de competência da União Federal.

Como é feito o cálculo da CPRB?

Para tanto, a base de cálculo da CPRB será a receita bruta da empresa relativa a todas as suas atividades, não lhes sendo aplicada a regra de que trata o art. 8º, da aludida IN.

O que é a desoneração da folha de pagamento das empresas?

A desoneração da folha de pagamento surgiu em 2011, com o intuito de aliviar um pouco a carga tributária de alguns setores empresariais. Ela consiste na substituição da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento pela contribuição sobre a receita bruta da empresa.

Como funciona o CPRB?

Conforme perceberam, a CPRB é a substituição da Contribuição Previdência Patronal que é incidido sobre a folha de pagamento. As empresas que podem ser enquadradas nesse benefício calculam a contribuição previdenciária sobre a receita daquela atividade e pela alíquota aplicada ao ramo de seu negócio.

Como é feito o cálculo da desoneração da folha de pagamento?

O cálculo de renúncia previdenciária é feito a partir da diferença entre o valor da contribuição da folha de pagamento que deveria ter sido recolhida (considerando um cenário no qual não houvesse desoneração) e o valor da contribuição previdenciária sobre faturamento recolhido por meio de DARF.

Quem pode optar pela CPRB?

A partir desta lei, as empresas passaram a poder optar pela contribuição pela receita bruta ou pela contribuição previdenciária. CPRB – Contribuição Previdenciária Sobre a Receita Bruta: Nessa opção, o valor do recolhimento é baseado na receita bruta da empresa, e o pagamento é efetuado por meio de uma DARF.

Como apurar e recolher a CPRB?

Como apurar e recolher a CPRB O tributo será recolhido mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), até o dia 20 do mês seguinte ao de competência da folha.

Como é feito o cálculo da folha de pagamento?

O cálculo do salário líquido, ou seja, o valor final que o colaborador recebe tirando os descontos é baseado no valor base (bruto), que poderá ser mensal ou horário. Para converter o salário de horas para mensal, basta multiplicar por 220. De mensal para horas, basta dividir por 220.