:

Qual é o significado do termo Renascimento?

Índice:

  1. Qual é o significado do termo Renascimento?
  2. Quem utilizava o termo Renascimento?
  3. O que é a arte do Renascimento?
  4. Qual é o significado de renascimento cultural e científico?
  5. Porque os artistas e intelectuais renascentistas utilizavam o termo Renascimento?
  6. Em que período foi criado o tema Renascimento?
  7. Quais são as acepções de renascimento?
  8. Qual foi o caminho para o Renascimento?
  9. Quem são os nomes mais importantes do Renascimento?
  10. Quais foram as transformações do Renascimento?

Qual é o significado do termo Renascimento?

O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

Quem utilizava o termo Renascimento?

O termo Renascimento possivelmente foi primeiramente utilizado pelo crítico de arte Giorgio Vasari, por volta de 1550, para marcar a diferença em relação à Idade Média. A diferença era marcada principalmente pelo humanismo e pelo racionalismo adotado pelos renascentistas.

O que é a arte do Renascimento?

O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. ... Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.

Qual é o significado de renascimento cultural e científico?

O Renascimento Cultural e Científico foi um período da história Ocidental que começa ainda com os Renascentistas do século XIV e chega a sua expressão máxima com o Iluminismo nos séculos XVII e XVIII.

Porque os artistas e intelectuais renascentistas utilizavam o termo Renascimento?

Resposta: Os renascentistas usavam a expressão "renascimento" pois defendiam uma reforma profunda das bases da sociedade da sua época, de modo que é como se a humanidade "nascesse novamente", fundando um mundo novo.

Em que período foi criado o tema Renascimento?

O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval.

Quais são as acepções de renascimento?

  • Para outras acepções de Renascimento, veja Renascimento (desambiguação). Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI.

Qual foi o caminho para o Renascimento?

  • O Renascimento abriu caminho para o desenvolvimento de vários estilos artísticos e correntes filosóficas. Alguns se desenvolveram em concordância com o Renascimento, enquanto outros se definiram pela distanciação.

Quem são os nomes mais importantes do Renascimento?

  • Os nomes mais importantes do Renascimento no contexto artístico foram Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello e Rafaello, com várias obras de arte mundialmente famosas.

Quais foram as transformações do Renascimento?

  • Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.