:

O que era um morubixaba?

Índice:

  1. O que era um morubixaba?
  2. Qual é o feminino de cacique?
  3. O que significa a palavra caciques?
  4. Qual a classe gramatical da palavra cacique?
  5. O que é tuxauas?
  6. O que é ser um artilheiro?
  7. Qual o nome da chefe da aldeia?
  8. O que é cacique político?
  9. O que é cacique na política?
  10. Qual a origem da palavra morbidade?
  11. Qual o significado de morbimortalidade?
  12. Como é estudada a morbidade?

O que era um morubixaba?

Ouça em voz altaPausarMorubichaba (ou Morubixaba) seria, então, o inspetor da guerra ou aquele que vigia a guerra”, no sentido de dirigi-la, organizá-la. Cacique, entretanto, ao contrário do que muitos pensam, é uma palavra estranha ao idioma da maioria dos nossos índios, senão de todos.

Qual é o feminino de cacique?

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinocaciquecaciques
Femininocacicacacicas

O que significa a palavra caciques?

Ouça em voz altaPausarCacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena.

Qual a classe gramatical da palavra cacique?

Ouça em voz altaPausarSignificado de Cacique substantivo masculino Chefe entre os indígenas de várias regiões americanas; morubixaba. [Figurado] Chefe político de influência local, capaz de dispor dos votos de numerosos eleitores. ... Etimologia (origem da palavra cacique).

O que é tuxauas?

Ouça em voz altaPausarDo tupi, o termo tuxaua significa "aquele que manda". Também é conhecido na língua portuguesa como cacique.

O que é ser um artilheiro?

Ouça em voz altaPausarSignificado de Artilheiro [Brasil] Aquele que, no jogo de futebol, é perito em fazer gols.

Qual o nome da chefe da aldeia?

Ouça em voz altaPausarO cacique é o líder ou chefe das tribos indígenas brasileiras.

O que é cacique político?

Ouça em voz altaPausarCacique é a denominação tradicionalmente adotada na língua portuguesa e outras línguas europeias para se referir aos chefes políticos ameríndios que faziam a ponte entre a administração colonial e os interesses locais.

O que é cacique na política?

Ouça em voz altaPausarCacique é a denominação tradicionalmente adotada na língua portuguesa e outras línguas europeias para se referir aos chefes políticos ameríndios que faziam a ponte entre a administração colonial e os interesses locais.

Qual a origem da palavra morbidade?

  • A palavra morbidade vem do latim morbus, i, que significa tanto doença física como doença do espírito, paixão. Incidência: É o número de novos casos da doença que tiveram início no mesmo local e período.

Qual o significado de morbimortalidade?

  • Consiste na relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer, discriminado em coeficiente de incidência e coeficiente de prevalência. É muito usado com o objetivo de controle de doenças ou de agravos, bem como para estudos de análise do tipo causa/efeito. Ver também: significado de Morbimortalidade.

Como é estudada a morbidade?

  • A morbidade geralmente é estudada de acordo com 4 indicadores básicos: Incidência: É o número de novos casos da doença que tiveram início no mesmo local e período. Mostra a intensidade com que ocorre uma doença numa população, medindo a frequência ou a probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população.