:

O que é margens comprometidas?

Índice:

  1. O que é margens comprometidas?
  2. O que significa margem cirúrgica?
  3. O que é presença de invasão Perineural?
  4. O que significa carcinoma basocelular nodular da pele?
  5. Como surge o carcinoma basocelular?
  6. Qual a margem cirúrgica?
  7. Qual a indicação para cirurgia?
  8. Qual a origem da margem de segurança?

O que é margens comprometidas?

Significa que na cirurgia, o corte não conseguiu retirar todo o tumor com uma margem "limpa" de tumor suficiente, ou seja ainda tem células tumorais que ficaram no reto distal.

O que significa margem cirúrgica?

Margens cirúrgicas é um dos aspectos mais importantes do tratamento cirúrgico do câncer de mama. Ela é aquela quantidade de tecido mamário normal em torno do tumor removido cirurgicamente.

O que é presença de invasão Perineural?

A invasão perineural é a presença de glândulas neoplásicas envolvendo filetes nervosos ou até localizadas no espaço intraneural. É um achado frequente nas biópsias (40%) e uma via de disseminação neoplásica e de extensão extra-prostática (EEP).

O que significa carcinoma basocelular nodular da pele?

O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, representando cerca de 95% de todos os casos de câncer de pele. Este tipo de câncer geralmente surge como pequenas manchas que vão crescendo lentamente ao longo do tempo, mas que não afetam outros órgãos além da pele.

Como surge o carcinoma basocelular?

O carcinoma basocelular é o câncer que surge das células basais. O seu aparecimento geralmente ocorre após uma lesão do DNA desta célula, fazendo com que as mesma mude suas características, tornando-se um câncer. O principal fator de agressão ao DNA das células da pele é o excesso de exposição solar.

Qual a margem cirúrgica?

  • A margem cirúrgica é verificada no laboratório, durante ou após a cirurgia. Rotineiramente, o exame histopatológico comum, examina menos que 0,01% da superfície total da peça cirúrgica. Isto é, o que se faz rotineiramente é uma amostragem.

Qual a indicação para cirurgia?

  • Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia - no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção. Há outras situações em que a cirurgia somente pode não ser suficiente para a retirada total do tumor, ou que o comportamento deste possa pedir outras medidas.

Qual a origem da margem de segurança?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Margem de Segurança é um conceito largamente difundido em medicina, no que diz respeito principalmente à cirurgia de tumores cutâneos.