:

O que pode causar macrossomia fetal?

Índice:

  1. O que pode causar macrossomia fetal?
  2. Quando o bebê é considerado grande?
  3. Como identificar macrossomia fetal?
  4. Como diagnosticar macrossomia fetal?
  5. Qual o peso máximo que um bebê pode nascer?
  6. Qual o peso e tamanho ideal para um bebê nascer?
  7. Quando ocorre a macrossomia fetal?
  8. O que é um bebê a termo?
  9. Como saber se o bebê é PIG ou GIG?
  10. Por que os fetos muito grandes têm maior risco de complicações?
  11. Como rastrear o crescimento fetal acelerado?
  12. Qual a curva de crescimento do feto durante a gestação?

O que pode causar macrossomia fetal?

Macrossomia é o peso ao nascer > 4.000 g em um lactente a termo. A causa predominante é o diabetes materno. As complicações incluem trauma de parto, hipoglicemia, hiperviscosidade e hiperbilirrubinemia.

Quando o bebê é considerado grande?

O recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (acima do 90º percentil) é considerado grande para a idade gestacional. É possível que o recém-nascido seja grande porque os pais são grandes ou porque a mãe tem diabetes ou obesidade.

Como identificar macrossomia fetal?

Múltiplas são as definições de macrossomia fetal. O peso ao nascimento igual ou superior a 4.000 g3,4 independente da idade gestacional é a definição clássica, apesar de alguns estudos considerarem apenas o peso superior a 4.000 g5 ou ainda o peso igual ou superior a 4.500 g2.

Como diagnosticar macrossomia fetal?

Quando o peso de nascimento for superior a 4.000 g, a morbimortalidade já está aumentada. A forma mais aceita para definir a macrossomia é por meio do peso em relação a sua idade gestacional. O feto com peso acima do percentil 95 em relação a sua idade gestacional é considerado macrossômico.

Qual o peso máximo que um bebê pode nascer?

O peso de um bebê geralmente varia de 2,600kg a 4,000kg. Mas pode nascer de parto vaginal se ele passar de 4,000kg? Sim! O peso como fator isolado não é o suficiente para indicação de cesárea e não aumenta as chances de laceração.

Qual o peso e tamanho ideal para um bebê nascer?

Tabela de Peso e Crescimento do Bebê

Meninas – IdadeAlturaPeso
Recém Nascido48 cm2.500 a 3.200 gramas
1 mês52 cm3.200 a 4.000 gramas
2 meses56 cm4.000 a 4.700 gramas
3 meses59 cm4.700 a 5.500 gramas

Quando ocorre a macrossomia fetal?

Macrossomia fetal é termo utilizado para definir recém-nascido com peso igual ou superior a 4.000 g independente da idade gestacional.

O que é um bebê a termo?

Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG). Isso pode ocorrer com crianças nascidas antes de 37 semanas de gravidez (prematuros), entre 37 e 41 semanas (a termo) ou depois de 42 semanas (pós-termo).

Como saber se o bebê é PIG ou GIG?

PIG: abaixo do percentil 10; ● AIG: entre os percentis 10 e 90; ● GIG: acima do percentil 90. Exemplo 01: RN, 31 semanas e 4 dias, peso 1610g. PIG: abaixo do percentil 10; ● AIG: entre os percentis 10 e 90; ● GIG: acima do percentil 90.

Por que os fetos muito grandes têm maior risco de complicações?

  • Os fetos muito grandes tem maior risco de complicações por partos distócicos ou traumáticos. Nos filhos de mães diabéticas também aumenta a incidência de hipóxia perinatal, aspiração meconial, hipoglicemia neonatal e outras complicações metabólicas.

Como rastrear o crescimento fetal acelerado?

  • O método para rastrear crescimento fetal acelerado é a medida da altura uterina (quando o obstetra mede a distância entre o osso da pube materna e o fundo uterino). Quando esta distância está acima do esperado isto pode ser um indício de crescimento fetal acelerado.

Qual a curva de crescimento do feto durante a gestação?

  • Ao longo da gestação, o médico ginecologista prevê uma curva de crescimento média do peso e altura do feto. Quando esses parâmetros são superados, considera-se que há risco de macrossomia. Em geral, fetos com mais de 4,5 kg são considerados como tendo potencial patológico para esta condição.