:

Qual o significado da palavra lhes?

Índice:

  1. Qual o significado da palavra lhes?
  2. O que significa Amo lhes?
  3. O que significa Apresento-lhes?
  4. Que Deus lhes deem ou lhes de?
  5. Quando se usa o pronome oblíquo lhe?
  6. Qual é a classe gramatical da palavra lhe?
  7. Qual a diferença entre eu te amo e eu lhe amo?
  8. Por que eu amo ela está errado?

Qual o significado da palavra lhes?

Pronome pessoal de complemento indirecto correspondente à terceira pessoa gramatical, em substituição de complementos regidos pela preposição a; a ele, a ela, a você, ao senhor, à senhora (ex.: o carteiro ainda não lhe entregou a encomenda; vou telefonar-lhes hoje; você sabe que eu já lhe paguei tudo o que devia).

O que significa Amo lhes?

[Antigo] Forma de tratamento atribuída a reis e príncipes.

O que significa Apresento-lhes?

1. Pôr na presença de. 2. Estender-se para ser tomado.

Que Deus lhes deem ou lhes de?

A forma correta de escrita da palavra é deem, sem acento circunflexo.

Quando se usa o pronome oblíquo lhe?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Qual é a classe gramatical da palavra lhe?

pronome A você; em relação a pessoa de quem se fala; a ele, a ela, ao senhor, à senhora etc.: não lhe devo dinheiro algum. ... [Gramática] Usado para substituir os pronomes possessivos, dele, dela, seu, sua: levou o filho para a sala e lhe retirou os sapatos (os seus sapatos, os sapatos dele).

Qual a diferença entre eu te amo e eu lhe amo?

Eu o amo ou eu lhe amo Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

Por que eu amo ela está errado?

Está errado porque os pronomes ele(s) e ela(s) são pronomes pessoais do caso reto e só podem ser usados na função de sujeito. Para complementos de verbos deve-se sempre usar os pronomes oblíquos (o, a, os, as, lhe, lhes).