:

O que é margens cirúrgicas?

Índice:

  1. O que é margens cirúrgicas?
  2. O que é margem de ressecção cirúrgica?
  3. O que é margem Endocervical livre?
  4. Qual o significado de carcinoma basocelular?
  5. O que é margem radial?
  6. O que são células Endocervicais?
  7. Quanto tempo o NIC 3 vira câncer?
  8. Qual a margem cirúrgica?
  9. Qual a indicação para cirurgia?
  10. Qual a origem da margem de segurança?

O que é margens cirúrgicas?

Margens cirúrgicas é um dos aspectos mais importantes do tratamento cirúrgico do câncer de mama. Ela é aquela quantidade de tecido mamário normal em torno do tumor removido cirurgicamente.

O que é margem de ressecção cirúrgica?

Após a retirada do tumor por cirurgia, é necessário definir se todas as células tumorais foram completamente removidas. Para isso, o médico patologista observa ao microscópio as bordas da porção de tecido retirada na cirurgia.

O que é margem Endocervical livre?

A margem livre significa que toda a lesão da neoplasia intra-epitelial cervical grau III (NIC III) foi retirada. Isso é um fator positivo para cura.

Qual o significado de carcinoma basocelular?

É uma pápula ou nódulo superficial de crescimento lento, derivado de determinadas células epidérmicas. O carcinoma basocelular surge dos ceratinócitos localizados próximos à camada basal, que às vezes são chamados ceratinócitos basais. As metástases são raras, mas o crescimento local pode ser muito destrutivo.

O que é margem radial?

A margem radial deve ser avaliada, principalmente, na ressecção de tumores em órgãos cilíndricos como reto e esôfago. No caso dos tumores de reto, a margem radial é a margem que fica em torno com o tumor, compondo a gordura peri-colônica, fazendo limites com a bexiga anteriormente e com a região sacral posteriormente.

O que são células Endocervicais?

Relativo ao interior do colo do útero (ex.: mucosa endocervical).

Quanto tempo o NIC 3 vira câncer?

Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.

Qual a margem cirúrgica?

  • A margem cirúrgica é verificada no laboratório, durante ou após a cirurgia. Rotineiramente, o exame histopatológico comum, examina menos que 0,01% da superfície total da peça cirúrgica. Isto é, o que se faz rotineiramente é uma amostragem.

Qual a indicação para cirurgia?

  • Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia - no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção. Há outras situações em que a cirurgia somente pode não ser suficiente para a retirada total do tumor, ou que o comportamento deste possa pedir outras medidas.

Qual a origem da margem de segurança?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Margem de Segurança é um conceito largamente difundido em medicina, no que diz respeito principalmente à cirurgia de tumores cutâneos.