Quais os documentos necessários para fazer laqueadura?
Índice:
- Quais os documentos necessários para fazer laqueadura?
- Quais os procedimentos para fazer laqueadura pelo SUS?
- Qual a lei para fazer laqueadura?
- Qual o valor de uma laqueadura particular?
- Quanto tempo demora para conseguir uma laqueadura pelo SUS?
- Como conseguir cesárea e laqueadura pelo SUS?
- Pode fazer laqueadura na hora do parto?
- Porque a laqueadura não pode ser feita no parto?
- Qual a melhor idade para fazer laqueadura?
- Como é feita a laqueadura?
- Quais são os documentos necessários para fazer a laqueadura pelo SUS?
- Como é feito o procedimento de laqueadura na saúde?
- Qual a idade mínima para realizar a laqueadura?
Quais os documentos necessários para fazer laqueadura?
1 – Cópia do documento de identidade; 2 – Cópia das Certidões de nascimento dos filhos, se houver; 3 - Termo de Consentimento esclarecido e informado, com expressa manifestação da vontade, registrado em cartório; 4 - Cópia da certidão de casamento, se necessário.
Quais os procedimentos para fazer laqueadura pelo SUS?
A cirurgia pode ser feita de duas formas: por laparotomia, em que se faz um corte na região abdominal, ou laparoscopia, menos invasiva por ser feita com câmera por meio de três pequenas incisões no abdômen. O SUS realiza apenas a laparotomia, o procedimento dura 40 minutos e requer 10 dias de repouso pós-cirúrgico.
Qual a lei para fazer laqueadura?
No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da Lei nº 9.263/96 que trata do planejamento familiar a qual estabelece no seu artigo 10 os critérios e as condições obrigatórias para a sua execução.
Qual o valor de uma laqueadura particular?
Na rede privada, os custos podem variar de acordo com a estrutura. “As laqueaduras geralmente variam de R$ 5.000 a R$ 10.000 dependendo do médico, hospital, equipe e da técnica utilizada. Nesses valores estão inclusos os honorários médicos, como o cirurgião, anestesista e auxiliar.
Quanto tempo demora para conseguir uma laqueadura pelo SUS?
Ela conseguiu encaminhamento para realizar a laqueadura, mas a ginecologista foi sincera: “Demora em torno de 5 a 6 anos para você conseguir porque seus partos foram normais”. Depois do pedido feito em 2016, a diarista fez todo o processo necessário e foi encaminhada ao Hospital Geral de Itapevi.
Como conseguir cesárea e laqueadura pelo SUS?
Você e seu cônjuge deverão concordar com a laqueadura e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido. A laqueadura no momento do parto somente pode ser feito se você tiver 2 ou mais cesáreas ou se tiver um problema de saúde grave que possa comprometer a sua saúde e do bebê em futura gravidez.
Pode fazer laqueadura na hora do parto?
A lei atual proíbe a laqueadura "durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores".
Porque a laqueadura não pode ser feita no parto?
Amparo legal: Lei nº 9.263, de 13 de novembro de 1996, Artigo 2. Essa restrição visa à redução da incidência de cesárea para procedimento de laqueadura, levando-se em consideração que o parto cesariano, sem indicação clínica, constitui-se em risco inaceitável à saúde da mulher e do recém-nascido.
Qual a melhor idade para fazer laqueadura?
Quais as exigências para fazer laqueadura? A Lei de Planejamento Familiar, de 1996, estabelece que a esterilização só é permitida em pessoas capazes, maiores de 25 anos, ou, se forem mais jovens, que tenham pelo menos dois filhos vivos.
Como é feita a laqueadura?
- Como é feita a laqueadura? A laqueadura é classificada como uma cirurgia de esterilização. Tal procedimento é irreversível, pois se realiza o fechamento das tubas uterinas, de modo que se impeça a descida do óvulo e a subida do espermatozoide.
Quais são os documentos necessários para fazer a laqueadura pelo SUS?
- Quais são os documentos necessários para fazer a laqueadura pelo SUS? A paciente deve cuidar da documentação a ser entregue, que são: Documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento. Termo de consentimento para a cirurgia assinada pela paciente e por uma testemunha com firma reconhecida em cartório.
Como é feito o procedimento de laqueadura na saúde?
- O procedimento está previsto em lei e pode ser feito nas unidades de saúde que possuem serviços de ginecologia, obstetrícia ou maternidade, segundo o Ministério da Saúde. Em 2019, foram realizadas 73.658 laqueaduras pela rede pública de saúde, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde.
Qual a idade mínima para realizar a laqueadura?
- As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.263/96). A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.