:

O que significa indeferir a tutela?

Índice:

  1. O que significa indeferir a tutela?
  2. O que fazer quando a tutela antecipada e indeferida?
  3. O que significa tutela provisória indeferida?
  4. O que significa pedido de tutela com urgência?
  5. O que é concedida a antecipação de tutela?
  6. O que é tutela em um processo?
  7. Qual o recurso cabível contra decisão que nega a tutela antecipada?
  8. Qual recurso cabível contra a decisão que indeferiu o pedido da tutela provisória de urgência?
  9. Quando o juiz indefere a tutela antecipada o que fazer?
  10. O que é a tutela provisória?

O que significa indeferir a tutela?

Quando uma pessoa solicita um determinado benefício, esse pedido pode ser deferido (quando é reconhecido o direito ao benefício) ou indeferido (quando a pessoa não tem direito ao benefício.

O que fazer quando a tutela antecipada e indeferida?

Embargos de declaração. A tutela antecipada pode ser concedida na sentença ou, se omitida a questão anteriormente proposta, nos embargos de declaração. Art. 273 do CPC.

O que significa tutela provisória indeferida?

O conceito de “decisão interlocutória que versa sobre tutela provisória” abrange as decisões que examinam a presença ou não dos pressupostos que justificam o deferimento, indeferimento, a revogação ou alteração da tutela provisória e também as decisões que dizem respeito ao prazo e ao modo de cumprimento da tutela, à ...

O que significa pedido de tutela com urgência?

A tutela de urgência é um dos dois tipos de tutela provisória previstas no Novo Código de Processo Civil (lei nº 13.105/2015). Trata-se de um pedido realizado ao juiz que tem como objetivo pedir para que o mesmo decida sobre algum assunto que é urgente dentro da demanda judicial.

O que é concedida a antecipação de tutela?

A tutela antecipada é um pedido formulado pelo autor em processo de conhecimento, na inicial ou em qualquer momento do processo, é uma peça autônoma, e a lei não define o momento que deve ser feita no processo, não ocorrendo a preclusão para tal pedido, basta apenas que estejam presentes os requisitos ensejadores para ...

O que é tutela em um processo?

Tutela antecipada é uma decisão interlocutória realizada pelo juiz dentro do processo, que antecipa os efeitos da resolução do mérito. Dentro de uma demanda judicial, nem sempre a parte autora pode ou precisa esperar o fim do processo para ter acesso ao direito procurado.

Qual o recurso cabível contra decisão que nega a tutela antecipada?

agravo de instrumento A antecipação de tutela é uma decisão interlocutória. O recurso cabível, portanto, é o agravo de instrumento, na forma do art. 522, do Código de Processo Civil, no prazo de 10 (dez) dias.

Qual recurso cabível contra a decisão que indeferiu o pedido da tutela provisória de urgência?

Cabe Agravo de Instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: I – Tutelas provisórias. Assim dispõe o caput do art. ... 1015), poderão ser alvo de Agravo de Instrumento, desde que a parte recorrente possua interesse recursal sobre a decisão que, de alguma forma, tenha lhe causado prejuízo.

Quando o juiz indefere a tutela antecipada o que fazer?

A antecipação de tutela é uma decisão interlocutória. O recurso cabível, portanto, é o agravo de instrumento, na forma do art. ... Entretanto, em indeferimento, pode-se intentar novo pedido de tutela antecipada ao longo do processo, com melhor fundamentação e preenchimento mais adequado dos requisitos.

O que é a tutela provisória?

Tutela provisória é o mecanismo processual pelo qual o magistrado antecipa a uma das partes um provimento judicial de mérito ou acautelatório antes da prolação da decisão final, seja em virtude da urgência ou da plausibilidade do direito.